Prof. D.Sc. William José Ferreira
Professor e Diretor da Faculdade FINOM
A sociedade contemporânea recebe uma grande quantidade de informação e também é muito influenciada pela circulação da informação que ocorre em alta velocidade.
Atualmente, as pessoas têm acesso facilitado aos meios de comunicação, tais como, televisão, rádio, telefone e internet. A internet, por exemplo, pode ser acessada a partir de um telefone celular que possui um custo relativamente acessível.
Todo este processo de evolução tecnológica impulsionou o fenômeno da globalização. E por isso a informação está disponível em quaisquer partes do mundo. Um fato é disseminado, instantaneamente, no momento em que ocorre.
Há alguns anos atrás, quando não existia a internet, como principal veículo de divulgação da informação era necessário esperar por dois ou três dias até um fato ser noticiado por meio da televisão, do rádio ou dos jornais impressos. Assim, a informação chegava ao cidadão sempre com atraso. Nos dias atuais um cidadão com um telefone celular com acesso à internet está, certamente, atualizado em tempo real em relação aos principais acontecimentos mundiais.
Por isso no que se refere à circulação da informação é importante destacar que o principal avanço ocorreu com o advento da internet, pois, todos os demais meios de comunicação (rádio, televisão, jornais e revistas) também passaram a utilizar a internet como mecanismo de circulação “imediata” da informação para sociedade.
Já em relação à circulação da informação e sua influência na cultura é inegável que ocorrem influências que merecerem ser consideradas.
A globalização que, como descrito anteriormente, foi impulsionada pela velocidade da circulação da informação permite que pessoas de diferentes culturas, localizadas em lugares completamente diferentes e distantes, iniciem um processo de interação. Então é possível ver o que jamais se viu, consumir o que jamais havia sido consumido e experimentar alguma coisa completamente desconhecida. Este fenômeno é irreversível. Como todo fenômeno social e, sobretudo, por interferir na cultura das pessoas tem aspectos positivos e negativos.
Em relação aos aspectos culturais a circulação de informação proporcionou um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo. Este intercâmbio, proporcionado principalmente pela internet, possibilita a ampliação de visão do mundo das pessoas que passam a conhecer e a respeitar realidades culturais e sociais diferentes.
Entretanto, como aspecto negativo, a circulação da informação e a associação de características culturas diferentes podem levar ao desaparecimento ou mesmo à descaracterização dos principais aspectos que definem a cultura de um determinado povo. É uma “simbiose” perigosa que, com o tempo, poderá dizimar algumas culturas do planeta.
Referência:
Dias, Suéllen. A influência das mídias na identidade cultural da sociedade contemporânea. Disponível em https://digartmedia.wordpress.com/2013/03/04/a-influencia-das-midias-na-identidade-cultural-da-sociedade-contemporanea/. Acessado em 02/09/2015.