Teve início ontem (10), pela Polícia Militar de Paracatu, a operação denominada “Operação Natalina” com ações voltadas para um patrulhamento preventivo mais intenso nas áreas comerciais da cidade nos meses de dezembro e janeiro que se aproxima.
Segundo o subcomandante do 45º Batalhão, Major Vitor, a operação contará com reforço de efetivo da cidade de Unaí e com o emprego maciço dos policiais que atuam no expediente administrativo do batalhão, tudo com o intuito de proporcionar um clima de tranquilidade à população e principalmente aos comerciantes da cidade que ultimamente vivem preocupados com os altos índices de violência. Os policiais farão rondas e abordagens nas principais ruas do centro comercial da cidade como Joaquim Murtinho, Olegário Maciel, Quintino Vargas e ruas adjacentes.
De acordo com o oficial, os policiais dedicam parte de sua carga horária semanal em atividades internas voltadas para o treinamento extensivo contínuo e manutenção do condicionamento físico, porém, neste período da operação essas atividades serão suspensas e os militares irão para as ruas intensificar o policiamento da cidade.
Os policiais passarão nos comércios para repassar orientações e medidas de auto prevenção, como dicas de segurança, despertando nas pessoas a importância da denúncia de qualquer movimentação suspeita, melhor locação de seus móveis e das câmeras de monitoramento a fim de evitar furtos ou assaltos nesses locais, para que caso alguma ocorrência chegue a acontecer que esses equipamentos possam realmente auxiliar na identificação dos criminosos.
A operação se estende até janeiro, mês de férias e que também necessita de uma atenção especial devido ao aumento no movimento do comércio. O que todos nós esperamos é que seja um natal tranquilo e que todos possam fazer suas compras sem nenhuma dor de cabeça, com a sensação de segurança realmente presente pelas ruas da cidade.
Por Lorranne Marques