Com a participação ativa da população que ajudou através de denúncias e com a intensificação do policiamento preventivo e repressivo, a Polícia Militar começa a dar resposta aos crimes violentos que chocaram a população no início dessa semana. Somente na data de ontem (08/12), quatro armas de fogo foram apreendidas e 10 pessoas foram presas em um intervalo de menos de 12 horas.
Uma das apreensões ocorreu por volta das 16 horas na Rua Professor José Botelho Filho, no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde os militares receberam denúncia anônima de que um indivíduo estaria armado em um bar. No local os policiais visualizaram o suspeito, de 24 anos, que tentou fugir pelo lote ao lado onde funciona um lava-jato, porém, os militares realizaram uma ação rápida e foram atrás dele, momento em que observaram ele jogar uma arma de fogo que estava em sua cintura no telhado da casa ao lado. O homem foi preso em flagrante e um revólver calibre .38 localizado no telhado. Em continuidade foi localizada outra arma de fogo em uma residência que fica no mesmo lote do lava-jato, uma pistola Taurus 9mm de uso restrito, municiada com 13 cartuchos intactos do mesmo calibre. Na casa estavam outros três indivíduos, todos de 20 anos, e nenhum deles assumiu a propriedade da arma encontrada. Com isso, todos os quatro suspeitos foram presos e conduzidos até a Delegacia de Polícia para providências.
Já por volta das 17h30min de ontem, um homem acionou a polícia e relatou que havia sido assaltado quando foi verificar barulhos na casa do vizinho que estava viajando. Segundo ele deparou com três suspeitos que tentavam furtar a casa de seu vizinho e que os assaltantes perceberam sua presença e um deles sacou uma arma de fogo e usou de agressividade para roubar sua aliança. Os militares fizeram rastreamentos e encontraram três suspeitos nas proximidades do local, de 18, 19 e 20 anos de idade, e com um deles encontrou a aliança roubada. Os suspeitos então disseram que haviam dispensado a arma usada no crime às margens de uma rua. Com essa informação os militares encontraram o revólver calibre .32, inox, com numeração raspada e municiado com 4 cartuchos intactos. Os três foram presos e colocados a disposição da justiça.
A quarta e última arma apreendida foi por volta de 18h50min na Rua Governador Juscelino Kubitschek, no bairro JK. Os militares abordaram a motocicleta com dois ocupantes enquanto parava próximo a outro individuo, e uma arma de fogo, tipo garrucha, municiada com dois cartuchos intactos, foi encontrada na cintura de um dos ocupantes da moto. O indivíduo que estava parado esperando pelos outros dois disse que a arma era de sua propriedade e que os outros dois estavam apenas indo lhe entregar. Diante da situação os três foram presos e levados para a delegacia.
A polícia ressalta que tem realizado seus trabalhos e incita a população a participar cada vez mais através de denúncias, como tem sido observado nas últimas apreensões uma maior participação da população no êxito dessas ocorrências.
É necessário sim uma indignação por parte da população. Indignação no sentido de adquirirmos uma consciência de que vidas estão sendo interrompidas e que algo precisa ser feito com urgência por todos nós. Devemos cobrar das autoridades uma resposta imediata para esse problema que afeta toda a sociedade e participar ativamente das ações juntamente com os demais órgãos integrantes do sistema de segurança pública, que é direito e responsabilidade de todos conforme prevê nossa constituição federal de 1988.
A população de bem é a maioria e não deve se intimidar diante de um pequeno grupo de pessoas que insiste em perturbar a paz social. Faça a sua parte, denuncie e colabore com o trabalho da polícia!
DISQUE DENÚNCIA 181
EMERGÊNCIA POLICIAL 190
Por Lorranne Marques