O primeiro Seminário “Mercado e Inclusão de Pessoas com Deficiência” aconteceu no último dia 03 de dezembro, dia em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O evento reuniu na Cada do Empresário pessoas com deficiência, pais, profissionais ligadas a área e sociedade.
O objetivo do Seminário era levar informação sobre a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho e na vida social em nossa cidade. De acordo com Marcos Montana, deficiente visual, é importante que cada um esteja por dentro da sua situação e das leis para poder reivindicar seus direitos.
O seminário contou com apresentações sobre os direitos e as oportunidades que a pessoa com deficiência tem para entrar no mercado de trabalho. A senhora Dália, representando o Ministério do Trabalho informou que é de obrigação da empresa cumprir com as cotas exigidas por lei, sendo que para uma empresa que possua de 100 a 200 funcionários é necessário que tenha 2% de deficientes. Uma desculpa comumente usada pelas empresas para a não contratação é quanto à acessibilidade dos deficientes, porém, ela explicou que é obrigação da empresa promover a acessibilidade e que isso não pode ser uma desculpa.
Já a senhora Luiza falou um pouco sobre o Programa Emprego e Renda da APAE que funciona há 22 anos e hoje possuem 22 deficientes com carteira assinada e outros 19 estão em capacitação em curso no SENAI. “Essas pessoas não são coitadinhos, precisam de oportunidade e não de piedade”, reforçou Luiza.
O SENAI também se fez presente através da pedagoga Solange, que contou que os alunos que estão em qualificação na instituição são promissores e sairão capacitados para atuar como auxiliares administrativos. Além da capacitação intelectual, os alunos também recebem auxilio de psicomotora e de concentração com acadêmicos do curso de fisioterapia da faculdade Tecsoma.
No final, aconteceu uma palestra motivacional com Suely Araripe com a palestra “Toque Humanizando Vidas”. A palestrante é educadora física e especializada na inclusão da pessoa com deficiência. A palestra tem a intenção de mostrar que todos, independente da condição, temos a capacidade de reinventar os rumos de nossa história. Para isso ela mostra casos de deficientes e autistas que enfrentaram o mundo e fizeram a diferença não apenas para o mundo, mas na própria vida.
O seminário foi uma parceria entre varais instituições: Kinross, ACE, CDL, Sindcomércio, Prefeitura Municipal, SEDESE, APAE, Previdência Social, Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência e Associação dos Deficientes de Paracatu.
Segundo o Diretor de RH da empresa Kinross, a empresa é parceira deste tipo de evento e prometeu que no próximo ano o evento será maior e mais importante ainda. “É importante a conscientização e promoção da qualificação das pessoas com deficiência. Temos que pensar sempre nos objetivos que queremos alcançar e não no caminho que teremos que percorrer para que isso ocorra”.