O Vereador João Macêdo (DEM), apresentou nesta segunda-feira (17/11) ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, um pedido de abertura de inquérito civil público, pedindo à justiça que interfira nas atividades da Mineradora em Paracatu para que a empresa apresente garantias e protocole junto a justiça e a Prefeitura um plano de ação para eventuais ocorrências a acidentes nas suas barragens no município.
“-O que estou pedindo não é nada de mais, é só a garantia da vida em nossa cidade, só estou pedindo à justiça que determine que a Kinross garanta segurança a nossa famílias Paracatuenses a segurança e que mostre que tem como agir em caso de ocorrências, até porque a barragem que rompeu em Mariana era uma das mais seguras do mundo, até o momento que se rompeu.” Explicou Macêdo.
Em seu pedido ao MP, o parlamentar pede que a empresa apresente plano de ação para emergência, plano de contingência, salvamento e o alinhamento destas informações junto a bombeiros e à defesa civil do município de Paracatu.
“-Pra não dizer que estou querendo fazer tumulto ou prejudicar a empresa, eu peço que o próprio Ministério Público escolha e nomeie uma empresa independente que nos apresente um laudo de segurança nas barragens de Paracatu. Defendo a empresa do ponto de vista econômico, sabendo que a empresa gera empregos e traz desenvolvimento, mas, do ponto de vista cristão, mais importante que ouro, que riquezas e que dinheiro é o dom da vida, que Deus deu a cada um de nós.” Disse Macêdo, que finalizou sua fala se dirigindo à mineradora kinross com um pedido.
“-Eu estou aqui, humildemente como representante da população fazendo um pedido à Kinross, eu gostaria de um pouco de atenção, um pouco de respeito com a população, principalmente aqueles moradores da Lagoa, do São Sebastião, do Cunha e dos bairros vizinhos à empresa. Peço que pelo menos recebam os moradores que já fizeram vários contatos mas não são nem atendidos e ainda sofrem retaliações quando levantam sua voz contra a poderosa.” Finalizou o Vereador.