Deu início na tarde de hoje (12), na cidade de Paracatu, a operação denominada “Pujança”, nome escolhido justamente para demonstrar a força da Polícia Militar frente aos problemas de criminalidade enfrentados aqui na nossa cidade.
Segundo o comandante do 45° BPM, Ten Cel Reinaldo, a operação conta com o apoio de militares do Batalhão ROTAM, da cidade de Belo Horizonte, que atuarão nas zonas críticas de criminalidade por todo o mês de novembro com possibilidade de se estender até o final do ano.
Os militares que atuarão nesse período de reforço são altamente treinados em abordagens policiais, gerenciamento de ocorrências de alta complexidade e além desse efetivo, a operação conta ainda com o emprego de uma aeronave que apoiará nas abordagens, nas buscas em indivíduos que potencialmente possam ter participado de ações delituosas e estejam em rotas de evasão. Essa aeronave potencializa o tempo de resposta da chegada ao local de ocorrência e principalmente da prisão desses infratores.
O efetivo será dividido em duas equipes, cada uma com 04 militares da ROTAM e 01 militar da Cia Tático Móvel do 45º BPM. Serão lançadas conjuntamente guarnições do Tático Móvel do batalhão em horários já levantados onde há maior incidência de crimes contra o patrimônio, principalmente roubos a mão armada, sejam eles roubos a transeunte ou estabelecimentos comerciais, tudo visando reforçar o policiamento e prevenir esses delitos.
O principal objetivo da operação é a redução nos índices de criminalidade da cidade, já que se comparado ao ano de 2014, segundo o comandante, observa-se um aumento principalmente nos crimes contra o patrimônio, o que motivou inclusive o lançamento de uma campanha de prevenção junto à comunidade onde serão repassadas dicas de segurança voltadas a auto-proteção, tudo com o intuito de reduzir esses crimes, principalmente os roubos de aparelhos celulares.
Segundo o comandante, outra modalidade criminosa que gera um desconforto muito grande na população, é o roubo nos comércios, o que acaba aumentando a sensação de insegurança nessas pessoas vitimadas. O comandante acredita que com a campanha lançada em conjunto com o reforço no policiamento preventivo, esses crimes serão reduzidos, o que por conseqüência, trará uma tranqüilidade maior para a população de Paracatu.
O foco de trabalho das equipes será a abordagem. Segundo o comandante, o que a população de Paracatu pode esperar é uma atuação comprometida por parte da polícia no sentido de saturar o ambiente com viaturas, a recomendação dada pelo comando é abordar de maneira incansável esses infratores que vêm perturbando a população de bem.
O comandante ressaltou ainda que tem corrido atrás de esforços no sentido de aumentar de forma significativa o aumento real do efetivo do batalhão de Paracatu, tudo para que a missão da Polícia Militar seja realmente alcançada, que é a paz social.