É normal hoje em dia que um empresário mesmo pequeno, queira criar ações para adquirir novos clientes e principalmente na internet nesta nova era digital. Aliás, é comprovado hoje em dia que ações na grande rede aumentam a receita e trazem lucratividade para a sua empresa, certo? Porém, entretanto, contudo, todavia, a maioria dessas ações são erradas ou ainda, se esquecem de criar um relacionamento duradouro com os clientes que custam para serem conquistados. E isso pode ser fatal!
Hoje pela manhã, eu conversava com um amigo, um pequeno empresário de Paracatu, que comentou sobre página da sua empresa na internet que tinha feito alguns anos atrás e estava “pensando” e fazer uma nova versão.
Bem, diante disso eu adianto minha opinião, que já passei para esse meu amigo pela manhã: Se você não tem como atualizar o seu site ou manter relacionamento com seus clientes, e melhor nem entrar na internet.
Aprenda uma coisa, hoje em dia, você pode até captar clientes através de uma propaganda, mas o desafio é a retenção desses clientes que segundo pesquisas do SEBRAE pode elevar de 25% a 125% os resultados da empresa.
Além do mais, cabe você pensar sobre quanto custou adquirir aquele cliente, já pensou nisso? O custo para adquirir um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo para manter um cliente que já degustou do seu atendimento, do seu produto, do seu preço.
Por isso que, você empresário que quer alcançar algum resultado positivo nesta área de marketing digital, você precisa se relacionar com os seus clientes para retê-los. E tem que pensar em como fazer isso, muito antes de pensar em colocar um site na internet.
Uma forma de fazer isso e uma das mais simples é ser interativo! Manter promoções dentro do site, inserir plug ins ligados as redes sociais e ter os serviços próprios à disposição, ou seja, se for um hotel, que eu possa fazer reserva através do site, se for um restaurante, ter que apresentar o prato do dia e aceitar pedidos. Entendeu? Ninguém quer mais um site estático, estilo papel de parede.
Além disso, você deve pensar no chamado “marketing de conteúdo”, ou seja, da produção de conteúdos relevantes para engajar o seu público interessado dentro da sua área de atuação. Se for uma loja de roupas por exemplo, você pode publicar matérias sobre “as tendências da moda para a próxima estação” ou fotos de “looks” que estão na moda, por exemplo.
Mas, o que é mais importante do que tudo isso, é preciso manter todo esse conteúdo proposto, atualizado!
E lembre-se, o seu cliente possui dúvidas pontuais que precisam ser respondidas, afinal de contas, ele deve estar satisfeito com o seu site para voltar. Se ele fica sem resposta, ou recebe um atendimento demorado, provavelmente não volta. Não é isso que acontece quando você não bem atendido em algum lugar. A internet também é assim, dificilmente dá uma segunda chance.
O resultado disso tudo é que, você gasta menos tempo com atendimento, ajuda os seus clientes a terem mais conhecimento para aproveitar melhor o seu produto e, consequentemente, alcançar as suas metas e objetivos.
Ah! É claro que você deve deixar seus clientes por dentro das ações que a sua empresa realiza. A partir da criação de conteúdos institucionais e envio por email, você mantém uma comunicação eficaz com os seus consumidores mas não exagere porque esse tipo de conteúdo permite que o cliente confie ainda mais em você e conheça melhor os valores da sua empresa, para que fique satisfeito e confiante em continuar consumindo os seus produtos e serviços.
Entendeu? Agora você já sabe mais um pouco sobre o assunto e pode usar o marketing para conquistar e manter os seus clientes.