Desde 1º de janeiro de 2015, a manutenção da rede de iluminação pública que era feita pela Cemig, passou a ser de responsabilidade das Prefeituras, e estas por sua vez terceirizaram os serviços contrataram empresas para atendimento à população.
Em Paracatu, assim como em várias outras cidades da região, o serviço recebeu muitas críticas e diante disso, representantes da Prefeitura de Paracatu realizaram algumas reuniões com os responsáveis da empresa que opera o serviço de telefonia 0800 (call center), que estava totalmente inoperante e mesmo meses depois do contrato assinado apresentava inúmeras falhas, sendo o alvo principal das reclamações por parte da população.
Após cobrança do governo municipal, a empresa garantiu que faria investimentos e que estaria monitorando o sistema a fim de que o atendimento no call center fosse normalizado.
Em outra situação, a ENGELMIG ELÉTRICA LTDA, empresa contratada para realizar a manutenção da rede elétrica dos municípios conveniados, através do Gestor de Operações Gilmar Donizete Fortes e o Engenheiro Eletricista Erto Cesario de Lima Junior explicaram que a Engelmig pegou um parque de iluminação pública de 20 cidades, com 40 mil pontos de atendimento, que estavam totalmente abandonados por alguns meses, por falta de manutenção.
Segundo os representantes da ENGELMIG, a CEMIG deixou de atender a população antes mesmo da terceirização e esse volume de serviços na área de iluminação pública, causando um acúmulo de serviços. “-Nós temos iluminação pública com material de vinte anos atrás e por isso, tem que haver um projeto de melhoria e renovação da iluminação pública.” Finalizou o representante da empresa.
O número para atendimento à população que tiver problema na iluminação pública é o: 0800 33 29 55.
Caso não seja atendido, faça contato com a Secretaria de Obras através do telefone (38) 3671-5524 ou na Prefeitura de Paracatu, telefone (38) 3679-0905