A Sra Dulce Lamar, usuária do Serviço de Hemodiálise municipal, esteve na tribuna da Câmara na última segunda-feira, denunciando maus tratos no atendimento por parte de um servidor, e a falta de estrutura durante o atendimento.
Segundo Dona Dulce, ao ter retirada a fístula do seu braço, a agulha e a “borboleta” ficaram presas ao seu braço. Disse também que estão faltando luvas, pois o enfermeiro pediu que ela escolhesse entre usar luvas antes ou depois do procedimento inicial, pois não tinha material suficiente.
A denunciante afirmou ainda que há mais de 60 dias, a Van que transportava os pacientes da hemodiálise está estragada e os pacientes estão sendo transportados de forma inadequada em um veículo Fiat Doblô. Ao final da fala, a Sra Dulce Lamar, apresentou o produto defeituoso que foi utilizado nela e outros pacientes.
O Vereador Oswaldinho da Capoeira (PMDB), também fez uso da palavra e questionou o poder executivo. “-Como que pode enfermeiro fazer uma coisa dessa e ainda dizer que só depois de 10 casos absurdos iguais a esse que ele pode fazer uma reclamação? Que Secretária é essa? Que Prefeito é esse?” Questionou Capoeira.
Já Glewton de Sá (PROS), atribuiu o problema aos gestores públicos municipais. “-O prefeito afirmou pra paciente que nem sabia que existia hemodiálise em Paracatu, então nós podemos confirmar com isso que a questão da saúde nem é mais questão de qualidade de material, é questão de gestão, ou da falta dela.” Acusou o Professor
O Vereador João Macêdo (DEM), comentou o assunto e sugeriu uma providência imediata, que esteja acima de qualquer divergência política. “-O momento agora não é politizar, nem discutir. O que eu acho que deve ser feito, é amanhã na primeira hora do dia irmos na Prefeitura e exigir a compra de material de qualidade e independente de ser bancada do prefeito ou bancada de oposição, irmos amanhã cedo verificar esta situação na hemodiálise, porque o que nós estamos discutindo é a vida e só quem sofre a doença, é que sabe o que está passando.” Afirmou Macêdo.
O Presidente da casa, Vereador Joãozinho Chapuleta (SDD), pediu que o Secretário da casa recolhesse o material defeituoso apresentado durante a tribuna, afirmando que pela sua experiência de trabalho na Prefeitura, muitas vezes os produtos entregues são inferiores aos comprados e devem ser devolvidos.
O Líder de Governo Hamilton Batista (PSDB), que também é o presidente da Comissão de Serviços Públicos, convocou os membros da comissão para uma reunião urgente e afirmou que “o fato vai ser esclarecido e doa a quem doer, vamos analisar e punir quem tiver que ser punido.” Segundo Batista, “a ordem do gabinete do Prefeito é que o atendimento seja feito da melhor forma possível.”
À nossa reportagem o líder de governo revelou ainda que o material apresentado na Câmara já havia sido separado, pois faz parte de um lote que havia sido identificado com defeito. Disse que estava em uma caixa lacrada para devolução ao fornecedor há mais de uma semana. “-A Secretária irá abrir uma sindicância para identificar quem abriu a caixa que estava lacrada e retirou o material que já havia sido separado a mais de uma semana e precisamos saber quem foi lá propositalmente e pegou esse material com a intenção de criar um problema.” Afirmou.
Em contato com nossa reportagem posteriormente, a Sra Dulce elogiou bastante o atendimento por parte de algumas técnicas de enfermagem que ela chamou de "anjos", esclarecendo que o mau atendimento observado por todos os pacientes é apenas de um servidor, enfermeiro no local.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.