O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, anunciou nesta semana, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, a implantação do Samu 192 em várias bases no estado que no total, beneficiarão 104 municípios com o sistema.
O novo modelo de atendimento contempla cinco Microcentrais, que concentrarão os atendimentos na região.
A previsão é a de que, até o final do ano, 49 novas ambulâncias sejam entregues aos municípios bases do Samu, dando início aos atendimentos. Os novos veículos irão dobrar o quantitativo atual de ambulâncias na região.
Para o assessor técnico da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, Christian Chebly Prata Lima, a remodelação da rede e da proposta do Samu possibilitará o aumento da cobertura do programa, principalmente para os municípios que não conseguem manter um serviço para sua população.
“Reuniões semanais estão sendo realizadas entre gestores do CIAS e da SES-MG, para que o funcionamento do sistema possa ser pleno”, acrescenta.
Entre as 49 novas ambulâncias que passarão a integrar a frota, 19 já estão no Pátio do Centro Administrativo. A SES-MG está refazendo o Termo de Cessão de Uso das ambulâncias, para que o Consórcio possa fazer a manutenção necessária e destiná-las aos municípios.
As outras 30 ambulâncias já foram solicitadas ao Ministério da Saúde e a Secretaria aguarda a liberação.
Segundo o Secretário de saúde, já estão em funcionamento cinco redes com o Samu 192 nas seguintes Regiões Ampliadas de Saúde: Sul de Minas, Centro-Sul, Sudeste, Norte de Minas, Nordeste e Jequitinhonha. A previsão é a de que, nos próximos anos, seja implantado o Samu192 nas demais regiões do Estado, contemplando as 13 Regiões Ampliadas de Saúde de Minas Gerais.