O deputado federal Weliton Prado (PT), entrou com uma ação por justa causa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se desfiliar do PT (Partido Trabalhista). O político disse, em reportagem exibida na TV Integração que o partido não está cumprindo com o programa partidário de interesse do povo.
Weliton Prado teve 840 votos em Paracatu nas últimas eleições, mas já foi um dos mais votados no município. Nas eleições de 2010 foi um dos mais votados no estado e na ocasião recebeu mais de 5 mil votos dos paracatuenses. O deputado natural de Uberlândia está filiado ao PT desde 1999.
A projeção do Deputado se deve à sua principal bandeira contra as taxas cobradas pela CEMIG e COPASA, teorias que caíram por terra quando o seu partido assumiu o comando das estatais e as taxas continuaram em alta, e com grande incremento.
A ação tem o objetivo de desfiliação ao partido, mas sem perder o mandato. Esta seria a primeira vez que um deputado petista aciona a Justiça Eleitoral com ação de justa causa para deixar o partido.