O que nos leva a sermos escravos da tecnologia?

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Nos dias de hoje não há como um empresário por exemplo implementar excelência em sua atuação profissional e/ou em seus negócios sem utilizar de ferramentas tecnológicas, tais como computador, lap top, smartphone, dentre outras tecnologias. Não existe possibilidade também de um estudante fazer uma pesquisa acadêmica com rapidez, trocar ideias, enviar e receber material sem o auxílio da internet…
São apenas dois exemplos, mas vão ajudar você a entender do que estamos falando!
A rapidez das informações e a alta competitividade por um emprego ou um destaque profissional faz com que cada vez mais se utilize das novas formas ou de todas as formas de comunicação para estar sempre por dentro de tudo, sempre atualizado. No entanto, existem pessoas, que se tornam escravos da tecnologia prejudicando muito a sua qualidade de vida tanto no aspecto profissional quanto pessoal.
Essas pessoas “enlouquecem” quando tem algum problema em seu computador ou outro aparelho celular, ficando até com sentimentos de impotência diante da situação. Para estas pessoas, viver, na circunstância de “isolamento de tudo e de todos”, torna-se quase impossível.
Segundo vários estudos, mas também segundo nossa própria observação a maioria dos casos de estresse, tem alguma relação com essa incessante busca por produtividade, por metas, para ficar bem informado etc. A pessoa pode até desenvolver Transtornos Psicossomáticos que normalmente estão ligados à fadiga crônica, freqüentes dores de cabeça, dores nas costas, pescoço, dores musculares e de coluna, problemas com o sono e outras desordens inclusive intestinais. E isso não sou eu que estou falando não, mas assim como eu, você também pode comprovar isso na sua vida e ao seu redor, basta observar.
Aliás, tem uma forma mais fácil ainda de você comprovar o que estou falando, observe. O aborrecimento quando a internet cai, a impaciência pela velocidade da rede, a incapacidade de concentração sem o celular na mão, os sentimentos depressivos quando não consegue responder aquela mensagem, além de freqüentes conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, na vida social e dentro da própria família.
Mas, vamos lá…  disso você já sabe né??
Vamos agora falar um pouco sobre as maneiras de se evitar que alguém fique escravo da tecnologia?
Os aspectos positivos da tecnologia são inegáveis, podemos nos comunicar a qualquer hora, a qualquer momento, no entanto é preciso ter bom sendo e observar a hora de se enviar uma mensagem ou cobrar uma resposta de alguém.
Penso que a melhor forma de cuidarmos da saúde neste sentido é através da informação e orientação visando promover reflexões e o viver de cada um e, a partir daí, proporcionar condições de mudança no estilo de vida pessoal e profissional, afinal de contas está tudo intimamente interligadas, não tem jeito.
O ser humano necessita de certa quantidade de pressão para cumprir suas tarefas diárias, ser estimulado a perseguir novos objetivos, no entanto, o negativo, é que quando uma tarefa exige uma quantidade exagerada de energia para ser desempenhada, aí você começa a misturar horários e compromissos.
Mas você pode sim usar a internet, computador celulares de maneira saudável, basta colocar limites quanto às horas dedicadas à profissão, limitar seus contatos pessoas e saber que você precisa de um tempo presencial com sua família, seus amigos e resgatar uma vida saudável. Simples assim…
Lembre-se, qualquer tipo de dependência pode ocasionar prejuízos pra você. Dessa forma, cabe a cada um de nós optarmos por uma vida saudável ou a dependência. É uma questão de escolha e de força de vontade.

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button