Com o apoio do Grupo Votorantim a iniciativa tem o propósito de orientar os produtores rurais da COOPERFRUTA sobre produção de alimentos, a entrega, logística e melhor prestação de serviços.
A Cooperativa estará oferecendo para seus cooperados e funcionários, uma capacitação para o Programa Alimentos Seguros (PAS), desenvolvido pelo Sistema S – formado por organizações e instituições relacionadas ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas.
A iniciativa contribui para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos por empresas brasileiras, ampliando sua competitividade nos mercados nacional e internacional, além de reduzir o risco da proliferação de Doenças Transmitidas por Alimentos.
A atividade é desenvolvida por meio de visitas mensais e tem previsão de término em outubro deste ano.
A capacitação é promovida pela COOPERFRUTA, por meio do ReDes – programa realizado pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio do Grupo Votorantim, Cáritas Diocesana e Prefeitura Municipal de Paracatu.
Primeira cooperativa de fruticultura do município, a entidade possui uma fábrica de polpa de frutas, que pretende comprar e processar toda a produção de seus cooperados.
Participam da iniciativa cerca de 30 agricultores familiares, além de cinco funcionários da fábrica de polpas. Durante a consultoria, eles são orientados sobre conceitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). “Todo trabalho realizado na elaboração de boas práticas já está sendo aplicado pelos funcionários na indústria durante a produção da polpa de fruta”, afirma Silvana Vale, consultora do SEBRAE.
De acordo com Alonso Couto, coordenador da COOPERFRUTA, a cooperativa está comercializando as polpas para públicos diversificados, como a escolas públicas, creches e prefeituras da região. A entidade busca futuramente alcançar consumidores locais, como supermercados e hotéis. A consultoria, portanto, irá auxiliar na qualificação da produção dos cooperados.
“A capacitação está nos ajudando muito. Convidamos os produtores rurais para participar do curso e estamos aprendendo mais sobre boas práticas tanto nas áreas rurais quanto no processo produtivo das polpas”, ressalta. O momento não podia ser melhor. No final do ano passado, a Cooperativa conquistou seu S.I.F – Selo de Inspeção Federal – certificação responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem vegetal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. “Com o Sif, podemos comercializar nossas polpas para o Brasil inteiro, já confeccionamos, inclusive, embalagens com código de barra”, completa.
O apoio à consultoria reforça o compromisso da Votorantim Metais e da Votorantim Siderurgia em fomentar a cadeia produtiva e a geração de emprego e renda das comunidades onde está inserida. “Estamos orgulhosos de fazer parte da história da COOPERFRUTA que, em pouco tempo, já coleciona tantas conquistas. Por meio da valorização do cooperativismo e da agricultura familiar, contribuímos para o desenvolvimento de Paracatu e região”, afirma o gerente geral da Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, Júlio Rocha.
Há 20 anos na lavoura, Valdivino Alves Santana, participa de todas as capacitações oferecidas pela COOPERFRUTA. “Tudo que eles nos ensinam, implantamos aqui. Esse curso agora está nos ensinando sobre a melhor forma de colher e entregar as frutas. Além desse, já aprendemos lições de comercialização e aplicação de caldas para substituir agrotóxicos”, conta. Com um filho na faculdade e outra trabalhando na cidade, o produtor se orgulha da atividade que desenvolve e brada com satisfação: “Fruta é um bom negócio”. Afirma Valdivino.
Crédito Foto: Ideia Com Empresarial
Produtor: Carlos Alberto Araujo Caldas