Foi realizada no dia 22 de junho, na Unidade Integrada do SESI/SENAI de Paracatu, a aula inaugural do curso Aprendizagem Industrial em Gestão de Processos Administrativos, para capacitação profissional de pessoas com deficiência. O projeto é uma parceria entre Kinross, Senai Paracatu e APAE e tem o objetivo de preparar e qualificar 19 adolescentes aprendizes com deficiência para ingressar no mercado de trabalho. O curso terá carga horária de 800 horas/aula e a previsão é que finalize em agosto de 2016.
Os alunos participantes foram contratados pela Kinross como empregados e receberão salário proporcional e todos os benefícios oferecidos pela empresa durante o tempo de realização do curso. O conteúdo programático e didático foi elaborado de acordo com o perfil dos alunos, de forma a ampliar a compreensão e apreensão do conhecimento. Um profissional habilitado que compreenda as potencialidades e dificuldades dos alunos em sala de aula foi contratado e acompanhará o desenvolvimento dos alunos durante a realização do curso. Os módulos compreenderão assuntos sobre gestão de compras e estoque, rotinas de processos financeiros, recursos humanos e rotinas de pessoal, rotinas administrativas, atendimento ao público, saúde e segurança no trabalho, prática profissional simulada, dentre outros.
Para Solange Faria, gerente interina da Unidade SESI/SENAI de Paracatu o curso tem o objetivo de oferecer educação empresarial para que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho com diferencial competitivo. “Queremos realizar uma qualificação que seja realmente efetiva. Para nós, essa formação tem que ter um significado gerando transformação na vida dos jovens”, completa Faria.
O projeto é resultado de um diagnóstico que foi realizado pela Kinross em parceria com a Gelre, no segundo semestre de 2014 e consistiu no levantamento de informações para nortear a estruturação de ações com foco na qualificação e inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência (PCD).
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.900 terceirizados.
Fonte: Fabricio Soares / Ideia Com
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.