A Kinross alcançou no início do mês de junho, a importante marca de 5 milhões de horas-homem trabalhadas (HHT) sem acidentes com afastamento (CAF). Isso representa cerca de 320 dias trabalhados, por mais de 3.200 trabalhadores da mina do Morro do Ouro, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. Para Claudinei Mariano Alves, gerente de Saúde e Segurança da Kinross, o empenho e o engajamento de todos os empregados é fundamental para o alcance desse resultado. “Pessoas em Primeiro Lugar é um dos valores que a Kinross preza e preserva. As pessoas são nosso maior patrimônio e por isso a empresa investe constantemente em treinamento, capacitação, equipamentos e itens de segurança”, reforça Claudinei.
Confira a entrevista com o gerente de Saúde e Segurança Claudinei Mariano:
O que essa marca significa para a Kinross?
Essa marca é relevante e indica que estamos no caminho certo. Alcançar 5.000.000 de horas-homem significa que trabalhamos 323 dias sem a ocorrência de acidentes com afastamento (CAF). É um marco importante na área de mineração.
Como a Kinross conseguiu atingir esse resultado?
Estamos sempre vigilantes em relação à exposição aos riscos. Nossos empregados atendem a rigorosa rotina de treinamento e capacitação. Além disso, a empresa realiza investimentos efetivos na melhoria dos postos de trabalho, nos procedimentos de segurança e nas ferramentas de prevenção.
Qual mensagem você deixaria para outras empresas e profissionais da área?
A palavra é Comprometimento. Comprometimento com o cumprimento dos padrões e com o comportamento seguro. O cuidado consigo mesmo e com o colega de trabalho vai continuar garantindo resultados como esse. Áreas limpas e organizadas, ferramentas e equipamentos inspecionados em condições adequadas de uso, tarefas e serviços com seus riscos devidamente identificados e controlados, estas são as premissas para que continuemos neste caminho de sucesso em favor da saúde e da segurança.
Uma frase que é muito usada em todos os nossos ambientes de trabalho: Se não for seguro, torne seguro”.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual que atinge atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 15% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.900 terceirizados.
Fonte: Ideia Comunicação Empresarial
Foto: Claudinei Mariano / Arquivo Kinross