Estamos cada vez mais pertos da realidade que até então só víamos em filmes de ficção científica ou nas brincadeiras de crianças com imaginação bem fértil.
A empresa americana Google que pra muitos é só a porta de entrada da internet, depois do facebook, anunciou que seu carro autônomo deixará as pistas de teste e começará a rodar por vias públicas em junho deste ano, por enquanto só na Califórnia. A princípio, o carro sempre terá a bordo pilotos, que poderão assumir o controle caso algo dê errado, mas já é um grandioso avanço.
Tão importante quanto fazer com que seus carros que dirigem sozinhos possam reconhecer obstáculos, pedestres e sinalizações que estão espalhados pelas ruas que existem por aí, é fazer com que o veículo possa rodar livremente pelo tráfego.
Desde 2010, os driverless cars usam o Google Street View, que é sistemas de inteligência artificial, radares e sensores para se guiarem pelas ruas. Eles já andaram por todo o país com um motorista-passageiro de prontidão para eventualidades, mas sem qualquer intervenção humana.
A empresa ainda não explicou se pretende comercializar os carros por conta própria ou se apenas cederá as tecnologias a montadoras. Também ainda não se sabe quando poderemos ter essas maravilhas tecnológica comercializadas normalmente aqui no Brasil. Isso porque, além de ainda estarem em fase de testes, os carros autônomos não seriam permitidos pelas legislações de trânsito Brasileiras. Atualmente, os carros podem oferecer funções semiautônomas – como frenagem e estacionamento automáticos -, mas ainda precisam ser majoritariamente comandados por uma pessoa. E se depende de alterar as leis, você já imagina a burocracia não é mesmo?
O objetivo do Google é que a versão final de seu carro não tenha pedais nem volante, sendo completamente comandado por um computador. Os veículos seriam responsáveis por diminuir acidentes e congestionamentos, aumentar a qualidade de vida das pessoas, além de permitir que senhores de idade ou pessoas com dificuldade de mobilidade possam se locomover com mais facilidade.
Aos que ainda duvidam, como aqueles que acreditam que o homem não chegou à lua, que tudo foi só uma farsa, confira 2 vídeos abaixo.