O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A Faculdade Finom é a primeira instituição do município de Paracatu a apoiar o Movimento Maio Amarelo, por iniciativa do 10º Período de Engenharia Civil.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A atividade dos alunos será dividida em três ações:
1ª – Foi realizada dia 11/05 (segunda-feira) a primeira etapa da mobilização dos acadêmicos da Finom. Foram distribuiram fitas amarelas para chamar a atenção de todos para o Movimento Maio Amarelo.
2ª – Será realizada no dia 18/05 duas Blitzes Educativas: uma no centro da cidade de Paracatu e outra na Portaria da Faculdade Finom com distribuição de panfletos informativos.
3ª – Será promovido um treinamento de Primeiros Socorros para acidentados no dia 25/05.
O que é o movimento
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Fonte: Assessoria de Comunicação FINOM