Tiago Souza, Maria Aparecida e Kairo Henrique têm em comum a satisfação pelo trabalho na Kinross. Nascidos em Paracatu (MG), eles se sentem valorizados pela empresa e orgulhosos com a atuação dela na cidade. Os três são alguns dos empregados que estampam a campanha “Orgulho de ser Kinross”, também usada com hashtag nas plataformas digitais (#OrgulhodeSerKinross). Lançada em janeiro, a campanha destacará, ao longo do ano, histórias e vivências especiais de empregados que têm orgulho de fazerem parte da empresa.
Histórias como a do supervisor de Manutenção Tiago Souza, que desde criança sonhava em fazer parte da companhia. “Tenho orgulho de ser Kinross por ser uma empresa séria, que estimula a qualidade de vida dos empregados e da minha cidade”, ressalta Tiago, que cita projetos como a reforma do Hospital Municipal, a criação do Parque Estadual e a revitalização do Córrego Rico como algumas das principais atuações da empresa em Paracatu.
Assim como Tiago, o Engenheiro de Minas Kairo Henrique Cunha também alimentava o sonho de ser Kinross desde menino. “Na adolescência, eu passava nos arredores da mina e tentava assistir às operações”, relembra. Kairo chegou à empresa em 2011, como estagiário. Recentemente, foi um dos selecionados do Programa de Trainees, Generation Gold, e nos próximos quatro anos passará por uma série de projetos de capacitação que incluem visitas às unidades Kinross ao redor do mundo.
“Com a campanha ‘Orgulho de Ser Kinross’ queremos valorizar histórias como essas, ou seja, de empregados que sonharam em chegar até aqui, que têm a oportunidade e querem continuar crescendo junto com a empresa. Essas experiências são peças fundamentais para o sucesso dessa campanha, pois nos estimulam e nos valorizam”, afirma Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade.
Maria Aparecida Rodrigues, assistente de Serviços, é exemplo de quem tem crescido com a Kinross. Há três décadas na empresa, “Dona Mary”, como é carinhosamente chamada pelos colegas, circulou nas várias áreas.
Começou trabalhando na casa de hóspedes da empresa, depois foi transferida para a Planta 1 e, posteriormente, Planta 2. Hoje, administra a cozinha da Kinross, ponto de encontro dos colegas durante o café e o lanche. Com o apoio da empresa, ela conseguiu estímulo para terminar o Ensino Médio. Na Kinross, Dona Mary é só sorrisos. “O dia mais feliz da minha vida foi quando completei 30 anos de Kinross. Sempre falei que queria trabalhar uns 30 anos. Agora, quero ficar mais 30”, comemora.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 15% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.600 terceirizados.
Fonte: Ideia Com Empresarial