E como parte das ações destinadas à promoção da educação patrimonial, estiveram nesta sexta-feira (19) no Arquivo Público Municipal para uma visita orientada, cerca de 50 alunos dos cursos de vendas e de reposição de estoque do Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Paracatu), que foram acompanhados pelos membros do COMPHAP (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu), Alexandre Gama, Rôse Cardoso e Jane Chagas.
A apresentação da instituição, de seus acervos, laboratórios e de sua função para com a comunidade ficou por conta dos servidores Carlos Lima (Arquivista e Coordenador), Valtiére Freitas e Cristiane Andrade (ambos auxiliares administrativos). Destacou-se, por exemplo, para os participantes como são realizados os processos de higienização e restauro de manuscritos do século XVIII.
Embora os alunos visitantes estejam sendo capacitados para a área comercial, pode-se afirmar que serão profissionais com diferenciais em sua carreira, pois passam a ter a visão de que o patrimônio histórico é importante na medida em que atrai turistas e é capaz de gerar divisas (emprego e renda) para o município, e o outro diferencial existe na proporção em que esses alunos irão multiplicar o que aprenderam durante a incursão pelo Arquivo Público, quando divulgarem isto para outras pessoas.
O CVT promove cursos de reposição de estoque, vendas, corte e costura e informática gratuitamente e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (38) 3671-9722 ou no endereço Av. Aeroporto – nº 255 – Bairro Paracatuzinho, Paracatu-MG.
(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu

