O ano letivo começou e a expectativa toma conta de pais, alunos e professores. No ambiente escolar crianças, adolescentes, jovens e adultos recebem mais que formação intelectual, formação para a vida. Pensando nisso, a vereadora e missionária Marli Ribeiro apresentou vários requerimentos e projetos de lei que contemplam a educação global e reforçam o ambiente escolar como cenário da formação de cidadãos do bem.
Entre eles, destaque para o projeto de lei de autoria da vereadora Marli Ribeiro, aprovado no ano passado, que dispõe sobre a inclusão no calendário oficial do município de Paracatu, o Dia da Instrução e prevenção aos alunos do ensino fundamental e médio sobre os cuidados contra a pedofilia na internet. O objetivo deste projeto que já virou lei é oferecer ferramentas jurídicas para que a secretaria municipal de Educação em parceria com outros órgãos promova todo dia 18 de maio uma série de atividades de conscientização sobre da comunidade escolar sobre o tema. “A educação é a melhor forma de prevenir, por isso, precisamos unir família e escola na luta contra a pedofilia que ainda vitima muitas crianças em nossa cidade”. Destacou a vereadora Marli Ribeiro.
A novidade para 2015 é também uma proposição da vereadora Marli Ribeiro (PTB) que dispõem sobre a divulgação do disque 100 em todos os impressos produzidos e distribuídos pela secretaria municipal da educação de Paracatu. A partir da sanção deste projeto todos os impressos da secretaria de educação deverão conter os dizeres “Disque 100 e denuncie casos de abuso e exploração contra criança e adolescente. Sua identidade será mantida em sigilo.”
-"Estou preocupada com os casos de violência e de exploração sexual que muitas crianças e adolescente sofrem e ficam sem ser denunciados e apurados. Precisamos conscientizar as pessoas sobre a forma de denunciar estes crimes que é através do disque 100, uma ligação anônima pode salvar uma vida.” Salientou a vereadora Marli Ribeiro, autora do projeto.
Não só os estudantes foram contemplados por iniciativas do legislativo municipal, os profissionais da educação merecem atenção e destaque para exercerem a atividade docente com dignidade e saúde. Neste sentido, a vereadora Marli Ribeiro, apresentou na Câmara o projeto de lei que dispõe sobre a instituição da política municipal de prevenção às doenças ocupacionais dos profissionais da rede municipal de ensino.
-“Alguns estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão do educador que acometem a coluna, processos alérgicos, problemas com a voz, assédio moral, a síndrome de Burnout, agressão física dentro da escola e além de outras de cunho emocional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que até 2020 a depressão será a segunda maior causa de incapacitação para o trabalho. Com relação à voz os docentes têm 14,8 vezes mais chances de serem afastados do trabalho do que os trabalhadores em saúde. Precisamos nos preocupar com isso! Conclamou a vereadora Marli Ribeiro.”
Segundo a vereadora Marli Ribeiro em 2015 outros projetos de lei que contemplam a educação em nosso município serão apresentados na Câmara.
Fonte: Lílian Derkiê / Assessoria Parlamentar