Após ter sido citada durante tribuna na Câmara de Vereadores, a Mineradora Kinross se manifestou através de nota, afirmando 85% da água utilizada na empresa é reutilizada e que não interfere na captação de água que abastece Paracatu.
Nota de Esclarecimento.
A Kinross esclarece, em relação ao questionamento sobre o uso da água, que a empresa não faz captação na bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Izabel, de onde provém a água que abastece Paracatu, por meio dos serviços da Copasa. A Kinross informa que faz a recirculação de aproximadamente 85% da água utilizada em suas atividades.
A outorga de captação no Ribeirão São Pedro é feita para atender a parte do volume remanescente necessário, respeitando o volume mínimo de vazão a ser mantido no ribeirão, conforme atestam os monitoramentos periódicos enviados ao órgão ambiental.
A Kinross também mantém seu compromisso com a sustentabilidade, por isso, apoia projetos para a preservação de 30 nascentes na região de Paracatu, além de mananciais e a vegetação ribeirinha, incluindo o investimento na criação do Parque Estadual de Paracatu, na bacia do Santa Izabel, ações de extrema importância para a conservação dos recursos hídricos da região.
Kinross Brasil Mineração
Entenda o caso, leia: Vereador questiona captação de água por Mineradora e conclama população para racionamento