O Vereador João Macedo (DEM), durante sua tribuna na Câmara na última segunda-feira, apresentou vídeos, mostrou dados preocupantes sobre a crise hídrica no Estado de Minas Gerais, no município de Paracatu e também questionou a outorga e o consumo de água da Mineradora Kinross.
-“Nós estamos vivendo a maior crise já vista na história e em Paracatu, apesar da garantia que temos da Copasa e também pela pesquisa que fiz no Rio Santa Izabel, eu afirmo com toda a certeza, que se não fizermos um racionamento e um trabalho de conscientização da população, nós iremos passar por dificuldade, assim como mais de 150 cidades no estado de minas, que já estão sem água.” Afirmou Macêdo.
João Macêdo afirmou que a Copasa retira 140 litros por segundo do Rio Santa Izabel pra distribuir em 78% da cidade de Paracatu e que apesar de ser uma fonte forte, o rio não produz esta quantidade. “-Temos que fazer uma campanha massificada, que conclamar a população a economizar água porque se não fizermos alguma coisa, iremos enfrentar um problema sério em Paracatu. Não vamos fazer da magueira a vassoura de casa, vamos economizar no banho, na escovação. Atitudes simples que não prejudicam em nada a nossa higiene ou o nosso bem estar podem ajudar a resolver essa questão.” Conclamou.
Consumo de água da Mineradora Kinross
O Vereador João Macêdo afirmou ainda durante a trinuna, que recebeu uma denúncia de um morador das margens do Rio São Pedro e que durante o recesso parlamentar, esteve visitando a região e procurando informações.
-“A Kinross tem uma outorga pra retirar do Rio São Pedro atualmente, 1340 litros por segundo o que é 10 vezes maior do que a outorga da COPASA que serve a população inteira de Paracatu, isso não está correto. Temos que lembrar também que 266 famílias são atendidas pelo Rio São Pedro em assentamentos e comunidades Rurais.” Disse.
O Vereador comentou ainda que tem uma audiência marcada com o Deputado Sávio Souza Cruz, atual Secretário do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais para levar a situação de Paracatu ao conhecimento do Governo e pedir providências.
-“Eu entendo que a Kinross traz muitos benefícios pra cidade, mas o preço da mineração é muito alto, tanto que a Mineração só dá uma safra. Infelizmente, nós temos muitos exemplos de algumas pessoas que levantam a voz contra a Kinross pra questionar alguns fatos, mas com o tempo somem como um passe de mágica. Eu quero aqui garantir para a comunidade que eu vou levar esse assunto até o final, até porque eu tenho compromisso é com a comunidade que me elegeu.” Garantiu.
Macêdo finalizou afirmando que não se baseará em denúncias vazias e que respeita a empresa mineradora pelos trabalhos sociais desenvolvidos e por isso quer esclarecer a situação. “-Nós temos que nos informar, que tomar providência e nós não podemos nos calar. Temos que extirpar o raciocínio de que a empresa consegue qualquer coisa de qualquer órgão público por causa do seu dinheiro e a Câmara de Paracatu não vai se vender para a Mineradora não, isso eu posso garantir.” Disse o Vereador que ao final de sua fala foi aplaudido pela comunidade presente e por seus colegas.
-“Essa luta é nossa!” Finalizou João Macêdo.