Reprovação e não Aprovação – O corregedor da Câmara José Maria do Paracatuzinho (PSD), corrigiu o que ele chamou de “palavra maldita” que se proliferou de forma maldosa na cidade por ocasião de um discurso do colega Joãozinho Contador (PSDB), que criticava a conduta da banca examinadora do DETRAN. Zé Maria, na sua autoridade de corregedor, mostrou gravação e afirmou que Joãozinho não criticou o alto índice de aprovação, mas sim o alto índice de reprovação. Por fim, sugeriu que os exames para obtenção de CNH sejam filmados.
Saudade do Vasquinho? – O Líder de governo Vereador Marcos Oliveira (PTB), criticou os colegas opositores do atual prefeito Olavo Condé e defendem seus antecessores. “-Os gestores anteriores fizeram vista grossa com a questão do PRESERV. Em 2 anos de mandato, o atual prefeito acumulou o que os anteriores não fizeram em 20 anos. Os gestores anteriores pagavam menos de 10% do valor que os Prefeitos anteriores repassavam.” Esclareceu Marquinhos.
PRESERV – O Vereador João Archanjo (SD), disse que o problema que o PRESERV enfrenta hoje é histórico. “-O PRESERV já começou errado, começou com um rombo porque precisava manter pessoas em seus cargos, mas é muito fácil chegar aqui e condenar ou defender. Nós temos é que resolver. Eu sei que o Prefeito foi usado, se ele tivesse ouvido a gente não teria feito isso um tempo atrás porque hoje até dificuldade pra pagar a folha do servidor a Prefeitura está tendo.” Disse Chapuleta
PRESERV II – Ragos Oliveira (PT), disse que questão não é simplesmente de pagamento de uma dívida. “-Estamos há 6 meses sem uma Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) no município e eu já estive em Brasília e consegui 1 milhão de reais para obras em Paracatu, mas o município não pode receber por falta dessa certidão. Se esta CRP não vir, se este acordo não for concretizado, os servidores não tem sequer a garantia de receber seus salários de dezembro.” Alertou.
CPI do PRESERV – O Vereador João Archanjo (SD), voltou a falar sobre um assunto recorrente na Câmara de Vereadores, a CPI do PRESERV. “-É irracional, é burrice dizer que uma aplicação de 20 milhões deu prejuízo, alguém embolsou.” acusou. Será que agora sai?
Se não quer ajudar, não atrapalhe – Joãozinho Contador (PSDB), no meio do furacão da votação em segundo turno da lei do PRESERV, chamou os colegar a uma reflexão. “-Eu quero repudiar a idéia das pessoas que vendem a ideia de que a CRP não vai sair. Eu sei que temo muitas pessoas influentes no governo federal como o Vereador Ragos e que podem ajudar nessa questão. Não quero admitir nem acreditar que temos pessoas que não querem ajudar e fazem questão de atrapalhar.” Disse.
Vasquinho gastava mais – Joãozinho Contador (PSDB), depois de ver o governo municipal ser criticado, defendeu a realização da Festa de Aniversário da cidade e lembrou que no governo anterior, o Ex-Prefeito Vasquinho contratou um show que custou 500 mil reais, que segundo o parlamentar, foi o Luan Santana. “-Eu parabenizo a Prefeitura pela coragem e pela organização numa festa em que até as crianças foram privilegiadas com o Patati Patatá.” Destacou.
Vasquinho NÃO gastava – Oswaldinho da Capoeira (PMDB), mais que depressa, rebateu a acusação de seu colega parlamentar contra o ex-prefeito do seu partido. “-Quero esclarecer que, ao contrário do que foi dito pelo nobre colega, o Show do Luan Santana, quem pagou foi a kinross, e não a Prefeitura.” Afirmou.
PRESERV III – Professor Hamilton Batista (PSDB), disse que o problema não é do atual prefeito, mas sim de todos. “-Temos um problema com o PRESERV e todos nós temos o compromisso de ajudar. O primeiro passo está sendo dado e nós temos o dever, o compromisso de tentar ajudar a resolver. Cada um tem que correr atrás de seus Deputados e Senadores porque como diz um grande sábio de nossa cidade, acima de qualquer lei, está o povo.”
PRESERV IV – Rosival Araújo (PT), criticou a votação em segundo turno do projeto de lei do PRESERV. “-Essa discussão não tem sentido e estamos agindo aqui na informalidade da lei. Qual a anuência do Ministério da Previdência? Qual a anuência do Conselho do PRESERV?” Questionou Araújo.
Senta ou Levanta? – Os ânimos dos Vereadores se exaltaram na última reunião quando o Presidente da casa, Glewton de Sá (PROS) e o líder de governo Vereador Marcos Oliveira (PTB) iniciaram uma discussão acalorada sobre a metodologia de votação. Quando a discussão caminhava para um embate quase pessoa, o Vereador Joãozinho Contador (PSDB) entrou em cena e pediu verificação de quórum, assim os ânimos se acalmaram. Por pouco, o caldo não entornou.
Consultivo ou Deliberativo? – O Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar foi aprovado na Câmara em primeiro turno, mas só depois de muita polêmica por causa do senta ou levanta que gerou um bate boca entre o Presidente da Casa e o líder de Governo, por fim, será consultivo.