Está tramitando na Câmara de vereadores o projeto de lei de autoria da Vereadora Marli Ribeiro (PTB), que dispõe sobre a instituição da política municipal de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede municipal de ensino de Paracatu.
Estudos comprovam que a atividade exercida pelos profissionais da educação devido as atuais condições de trabalho, as circunstanciais sob as quais os docentes mobilizam suas capacidades físicas, cognitivas e afetivas para atingir seus objetivos, pode gerar sobre-esforços ou sobrecarga de suas funções psicológicas e físicas. Sensibilizada com esta realidade, a Vereadora Marli Ribeiro propôs o Projeto de Lei visando reduzir o número de doenças ocupacionais dos que trabalham na área educacional.
-“Os profissionais da educação são essenciais para uma sociedade, eles colaboram diretamente coma formação de cidadãos e profissionais. Nessa árdua tarefa acabam tendo a saúde prejudicada, às vezes, por falta de medidas preventivas como palestras e orientações técnicas. Penso que se unirmos as secretarias de saúde e educação neste propósito teremos um número menor de professores afetados por problemas de saúde física e emocional. A ideia deste projeto é agir antes que o problema aconteça, é levar para o educador orientações técnicas e acima de tudo motivação. Isso será possível com uma política organizada que, dentre outras finalidades, prestará informação e assistência aos trabalhadores da área, o que, evidentemente reduzirá o número de casos de males ocupacionais melhorando a vida destes profissionais e certamente colaborando para a melhoria do sistema da educação pública.” Salientou a Vereadora Marli Ribeiro.
O projeto de lei foi apresentado pela vereadora no dia 24 de novembro e está em tramitação.
Fonte: Assessoria Parlamentar