Associações de moradores de Projetos de Assentamento (PA) em Paracatu estão se desenvolvendo e gerando oportunidades de trabalho para dezenas de famílias. Com o apoio da Kinross, produtos agrícolas e alimentícios estão sendo produzidos e comercializados. Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, uma cerimônia nos PAs Nova Lagoa Rica, Santa Rosa e Tiro e Queda promoveu a inauguração das novas atividades que foram profissionalizadas dentro do Programa Integrar – Eixo Geração de Trabalho e Renda – da Kinross. Além dos moradores, representantes da empresa e do poder público estiveram nos locais que passam a movimentar a economia da região.
Maria Francisca de Andrade, moradora do PA Santa Rosa, é uma das beneficiadas que trabalha na produção de polpa de frutas. “Sem a ajuda e colaboração da Kinross não havia como desenvolver nosso projeto”, afirma. Situado na região de Chapéu Velho, a 57 km do centro de Paracatu, Santa Rosa passou por obras que tornaram a produção mensal de quase nove mil quilos de polpas de frutas adequada aos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.
Um viveiro de mudas de espécies frutíferas e nativas da região de Paracatu é o foco do PA Nova Lagoa Rica. “Nosso viveiro de mudas conta hoje com espécies nativas, frutíferas e também hortaliças como alface, tomate, couve-flor e cebola. Graças ao esforço dos moradores e ao apoio da Kinross, fornecemos semanalmente para compradores de Paracatu e temos planos para aumentar nossa produção”, conta Silvana da Costa Santos, moradora do projeto de assentamento que trabalha no viveiro.
No PA Tiro e Queda, a produção sai do forno e não da terra. No assentamento são fabricados pães, bolos e biscoitos que abastecem cantinas de escolas públicas de Paracatu e comércios locais. “A gente trabalha com muito prazer e nos sentimos valorizadas por conseguir nossas coisas com o resultado do nosso próprio esforço”, comemora Maria Aparecida Oliveira, uma das quitandeiras do projeto que teve a reforma e implantação de uma cozinha industrial para fomentar a produção.
Programa Integrar
Os três projetos dos PAs Santa Rosa, Nova Lagoa Rica e Tiro e Queda, foram contemplados pelo Programa Integrar – Eixo Geração de Trabalho e Renda – da Kinross, no ciclo 2013-2014. Além de receberem incentivos financeiros, eles contaram com capacitações profissionais que tornaram suas atividades economicamente viáveis e sustentáveis. Os projetos também favorecem a instalação de uma pequena cadeia produtiva entre os assentamentos, ao promoverem a circulação econômica e gerarem mais recursos entre as famílias da área rural. Este modelo fortalece a agricultura familiar, valoriza matérias-primas locais, de procedência conhecida, que são diferenciais para os consumidores.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Em sua atuação social, a Kinross investe em ações que alcancem o desenvolvimento das comunidades onde mantém seus empreendimentos. Dessa forma, a empresa contribui para que os públicos beneficiados ganhem autonomia por meio das ações voltadas à construção da cidadania.
Fonte/Fotos: Fabrício Soares / Ideia Com
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.