Secretaria de Meio Ambiente esclarece “Poda Radical” na Gameleira da Praça Juquita Vargas

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Quem passa pela região central de Paracatu, próximo a Praça Juquita Vargas tem assustado com o novo cenário. A famosa árvore "Gameleira" que estava tendo seus galhos podados por questão de segurança teve que ser praticamente toda cortada devido ao seu apodrecimento e fitocontaminação.


Para explicar e acalmar a população, a Secretaria do Meio Ambiente emitiu uma Nota de Esclarecimento que transcrevemos abaixo, na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
A Prefeitura Municipal de Paracatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem a público esclarecer a população de Paracatu, sobre a poda realizada na Árvore (Gameleira – Ficus) situada à Praça Juquita Vargas – Centro. O trabalho foi executado em atendimento a várias reivindicações de moradores, comerciantes e transeuntes da área de entorno que estavam ameaçados com as proporções dos galhos e troncos da árvore sobre as residências, comércios, veículos, etc.
Devido ao grande porte e a situação que se encontrava a espécie, o Corpo de Bombeiro de Patos de Minas foi acionado para realização da poda, visando segurança e técnica na realização do trabalho a toda população.
Na 1ª etapa, foram retirados galhos próximos a residências, no entanto não foi possível a conclusão, mesmo com atuação da equipe, por aproximadamente 05 (cinco) dias. No retorno da guarnição do Corpo de Bombeiros para a finalização da poda, na 2ª etapa, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Militares constataram a fitocontaminação da mesma por endoparasitas (fungos), bem como a existência de Cupins, que resultou em apodrecimento de galhos e tronco na parte superior da árvore com alto risco de queda, que colocaria em risco a integridade das pessoas, veículos e edificações no local, decorrentes do comprometimento da sanidade biológica da árvore.
Neste caso, o perigo do tombamento precoce era iminente, inclusive por estar iniciando o período chuvoso, onde a quebra de galhos, troncos ou a queda de árvores inteiras ocorrem com maior frequência e levam a acidentes e prejuízos abrangentes. Embora o procedimento adotado seja visivelmente radical e ocasione estranheza para alguns, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Corpo de Bombeiros, visou a segurança do entorno e em pouco tempo, com o restabelecimento do equilíbrio ecológico da planta, os resultados estarão à vista.
 
Atenciosamente,
 
 
 
IGOR PIMENTEL CRUZ

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE


Fotos: Ana Maria Inácio
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button