Neste sábado e domingo, acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério de Educação, mais de 8 milhões e 700 mil candidatos farão as provas em todos os municípios, inclusive em Paracatu, onde milhares de estudantes estarão enfrentando a maratona de provas neste final de semana.
Os portões dos locais das provas serão abertos as 12 e fechados às 13 horas sendo assim, os candidatos devem ficar atentos ao horário e tempo da prova, 4 horas e 30 minutos com questões relacionadas às ciências humanas; e às ciências da natureza. Já no domingo (9), o conteúdo abordado pelo exame será relacionado aos códigos, matemática, redação e linguagens, no domingo, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Para ter acesso ao local do exame, os participantes devem portar o cartão de confirmação, caneta esferográfica de tinta preta com material transparente e documento de identificação com foto. Os inscritos também podem levar água e alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal.
Nossa equipe resolveu dar uma ajudinha a você que esta na reta final desta maratona de estudos para o ENEM e buscamos dicas com alguns dos maiores especialistas na área de Pré Vestibular da região, que deixaram seu recado que vai muito além do conteúdo da matéria.
Pra começar, falamos com a Professora Iana, do Cursinho Pré Vestibular da Prefeitura, que deu importantes dicas sobre um dos temas de maior peso, a redação.
-"Quero deixar uma dica a respeito da estrutura do texto dissertativo argumentativo. Na introdução deve ser apresentado o tema e deve conter a tese, não pode ficar "em cima do muro" ou você é a favor ou você é contrario ao seu tema. No desenvolvimento devem ser apresentados os argumentos que é a justificativa do tema, também devem ser apresentados fundamentos que comprove a sua tese, e para terminar, a conclusão que é a reafirmação da tese mais a solução do seu problema que é voltado para os direitos humanos. Lembrando que a competência cinco é avaliada em 200 pontos, se vocês não apresentar a solução do problema é menos 200 pontos, zero na competência. Outra dica importância, não fuja do tema, menos de 07 linhas ou mais de 30 linhas na redação ela é anulada, revise o texto! Sucesso!!!!"
O Professor de História Caio Rezende, sugeriu atenção aos períodos históricos e também que os alunos encontrem informações dentro do tema questionado.
-“Em história devemos ficar atentos aos temas recorrentes no ENEM como Revolução Industrial, era Vargas, Ditadura Militar, e devemos pensar em como esses temas podem ser cobrados junto com as atualidades. Por exemplo, Ditadura Militar pode ser relacionada à Comissão da Verdade. No mais é ficar atento aos períodos históricos como um todo, buscar as dicas dentro do texto ou da própria questão pra saber qual é período e responder com tranqüilidade as questões.”
Falamos também com o Professor Haroldo Sagae, de Matemática que alguns temas recorrentes que podem cair na prova no final de semana.
-“A minha dica vai para atenção aos elementos visuais, dêem uma olhada na parte de área dos polígonos regulares, que trabalhamos bastante nas aulas do Cursinho, também aposto no cálculo de volume e é claro, em ano eleitoral a parte gráfica vai aparecer com os elementos estatísticos e de probabilidade, pra fechar na parte algébrica, temida! principalmente nas funções logarítmicas exponenciais. Desejo a todos uma boa prova e no domingo à noite estaremos no grupo comentando as questões.”
A Professora Marina Neiva, uma das maiores especialistas em língua portuguesa, alertou para os preconceitos lingüísticos e destacou a contextualização.
-"A dica básica, gramática não é mais cobrada como antigamente, gramática hoje é cobrada dentro do texto. Contextualizar é a maior dica, tudo o que vocês virem de diferente e de preconceito marquem, conversem com a prova! Em que época está acontecendo aquilo que esta apresentada, que tipo de linguagem? É importante registrar os gêneros. Muita atenção é muita calma, é uma prova cheia de texto e é ai que mora o perigo! Qualquer tipo de preconceito lingüístico que vai contra o politicamente correto que é o básico do ENEM, marquem. Preconceito significa erro na questão.
O Professor Diego Caldas, chamou atenção para os conflitos no oriente e as mudanças geográficas da atualidade.
-"A dica que eu tenho para vocês é, direcionem o foco de estudo para os conflitos internacionais, o caso da Palestina, da Síria e da Ucrânia, também as mudanças sociais que vem acontecendo no Brasil desde 2013, com os protestos, movimento Black Bloc e rolezinho nos shoppings. também é importante estudar a questão de meio ambiente relacionado à Amazônia, o uso do solo que sempre cai nas provas. Outra questão que sempre é cobrado é sobre as mudanças na população, estudar os dados oficiais do IBGE. Fiquem ligados a simbologia, charges e gráficos, nessa parte é importante primeiro interpretá-los para depois responder a questão. Vamos lá, não queimem etapa e rumo à nota 1000 no ENEM."
Confira as dicas de outros Professores no Grupo Preparatório Pré Vestibular 2014
https://www.facebook.com/groups/702294246490938/749285671791795/?ref=notif¬if_t=group_activity
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.