Unai, Paracatu e Buritis entre os 5 maiores produtores de Grãos do estado

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O último levantamento da safra mineira de 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os municípios de Unaí, no Noroeste, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, vão continuar na liderança da produção de grãos no Estado.

A diferença entre os dois municípios é de pouco mais de 100 mil toneladas. O estudo indica que Unaí vai produzir este ano 679,2 mil toneladas de grãos em uma área de 175,3 mil hectares. Enquanto a produção de Uberaba está estimada em 577,3 mil toneladas em uma área de 131,1 mil hectares

Já a produção de grãos total do Estado, estimada pelo IBGE, é de 9,9 milhões de toneladas. Não estão incluídas na estimativa a safra de trigo e a terceira safra anual de feijão.

A soja é o carro-chefe da safra de Unaí, que lidera a produção mineira deste grão. Serão colhidas 321 mil toneladas neste ano. A área plantada pelos produtores foi de 107 mil hectares. O município também é o líder mineiro na produção de feijão, 58,5 mil toneladas, e de sorgo, com 48 mil toneladas estimadas para a safra deste ano. Já na produção de milho, o município ocupa a segunda colocação no Estado, com uma safra estimada em 245,5 mil toneladas.

A área plantada com milho em Unaí é de 30,5 mil hectares. O município também aparece em segundo lugar na lista dos maiores produtores estaduais de algodão herbáceo, com uma produção prevista de 8,6 mil toneladas. Em Uberaba o destaque é a safra de milho. O município do Triângulo Mineiro lidera a produção estadual do grão e deve colher 327,8 mil toneladas neste ano. A área ocupada com milho em Uberaba é de 47,5 mil hectares.

Uberaba também se destaca com o plantio de soja. O município ocupa a vice-liderança da produção mineira do grão e deve colher 240 mil toneladas em uma área de 80 mil hectares.

Além de Unaí e Uberaba, completam a lista dos cinco maiores produtores de grãos de Minas Gerais os municípios de Buritis e Paracatu, no Noroeste, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Veja abaixo, os principais produtos agrícolas e os números que os acompanham. A fonte é o IBGE

Algodão herbáceo (em caroço) – quantidade produzida 17.062 toneladas
valor da produção – 12 milhões 455 mil reais
área plantada e área colhida – 4.550 hectares

Arroz (em casca) – quantidade produzida – 1.142 toneladas
Valor da produção – 365 mil reais
Área plantada e área colhida – 1.330 hectares

Feijão (em grão) – quantidade produzida – 75.900 tonelada
Valor da produção – 84 milhões 249 mil reais
Área plantada e área colhida 40.000 hectares

Em relação ao feijão, Unaí tem a maior área plantada do país. Tem também a maior produtividade, com quase três mil quilos por hectare.

Milho (em grão) – quantidade produzida 163.200 toneladas
Valor da produção – 32 milhões 640 mil reais
Área plantada e área colhida – 34 mil hectares

Soja (em grão) – quantidade produzida – 209.160 toneladas
Valor da produção – 83 milhões 664 mil reais
Área plantada e área colhida – 83 mil hectares

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button