O olhar diferenciado sobre como produzir e comercializar produtos do artesanato regional é um dos benefícios que o Programa Integrar, da Kinross, em Paracatu, proporcionou para as 40 artesãs que participam de dois projetos beneficiados pelo edital de 2013. Juntas, a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Paracatu e a Associação Esther Siqueira Tillmann passaram a desenvolver a Coleção Paratu, composta por toalhas de mesa, suportes para tabuleiro, panos de prato, bolsas, almofadas, tapetes e outros itens, inspirados na identidade local.
Para alcançar bons resultados, o projeto da Coleção Paratu passou por várias fases. Primeiramente, os produtos foram desenvolvidos. Depois foi a fase de aprimoramento das técnicas de bordado, crochê e tear. Em seguida, as artesãs receberam capacitações sobre comercialização e precificação. Então, um espaço exclusivo foi criado dentro da Casa do Artesão de Paracatu para exposição dos trabalhos. Tudo com o apoio do Programa Integrar, que ainda viabilizou a criação de catálogo, site, folder, embalagens e tags para identificar os produtos da coleção.
-“O Programa Integrar nos deu a oportunidade de aprender um ofício e assim ampliar a renda e as oportunidades de trabalho para as mulheres e mães de Paracatu”, ressalta Nadia Batista, coordenadora da Associação dos Artesãos de Produtores Caseiros de Paracatu.
Atualmente o grupo recebe encomendas de várias regiões do Brasil, e participará em agosto da feira “Mercadíssimo”, realizada na Savassi, região de Belo Horizonte. Em dezembro será a vez de mostrar os resultados na Feira Nacional do Artesanato, também na capital mineira. As artesãs ainda participam de eventos de turismo e cultura em Paracatu.
Inscrições para o Programa Integrar
A Kinross Brasil acaba de lançar o edital para seleção pública de projetos a serem apoiados e fortalecidos pelo Programa Integrar – Geração de Trabalho e Renda, no biênio 2015-2016. As inscrições de projetos, dentro dos critérios estabelecidos pelo Edital, podem ser feitas até 15 de setembro e cada projeto selecionado receberá suporte financeiro direto de até R$80 mil. O Edital e o formulário de inscrição estão disponíveis para download no site da Kinross – www.kinross.com.br.
A inscrição é gratuita e deve ser feita em nome da organização, pessoalmente ou por meio de encaminhamento postal da proposta preenchida e assinada, além de toda a documentação requerida em envelope lacrado para:
Kinross Paracatu
A/C: Gerência de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade
Rodovia BR-040, Km 36,5, Zona Rural
Caixa Postal 168 38600-000
Paracatu, Minas Gerais
Quem participa
O Edital do Programa Integrar Geração de Trabalho e Renda está aberto à inscrição de propostas de organismos não-governamentais e comunitários, legalmente constituídos, sem finalidades lucrativas, que atuem no atendimento a públicos em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Paracatu (MG).
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.600 terceirizados.
Fonte: Amanda Barros / Ideia Comunicação