Muito provavelmente após ler o tema de nossa conversa de hoje, o caro leitor ficará pensando qual a relação do tema com saúde. Confesso a vocês que eu estando na mesma posição e sem nenhuma formação profissional em saúde, teria a mesma reação. Mas sem delongas vamos ao que interessa. A vida é para ser muitíssimo bem vivida, agora e hoje.
Há uns meses atrás ao revisar minha página em uma destacada rede social, deparei com uma explanação sábia, pertinente e majestosa sobre a vida. Foi um momento impactante ao ler aquelas palavras, não apenas pelo conteúdo, mas sobre tudo pelas verdades ali contidas. O nobre amigo, irmão e maestro Maxuel, dizia das belezas da vida e da forma simples de viver. Fui pesquisar artigos e livros de medicina que falam dos benefícios gerados pela forma simples de viver e também por aumentar os dias de vida.
Ao passarmos por esse planeta, convivendo com pessoas diferentes, vivenciando situações variadas e sendo submetido as ações. Essa diversidade é o que faz a vida girar e seguir o curso natural da existência. Contudo para que possamos aproveitar o melhor de nossa vida nessa passagem e do universo, temos que dar o primeiro passo, pois o que plantarmos certamente será o que colheremos.
A fadiga da vida moderna tem trazido o ser humano diversos problemas, desde físicos até psicológicos, culminando em “data de validade”, mas sobre isso eu não vou me aprofundar. Quero mesmo é apresentar a forma de tirar o selo de validade e apresentar uma pagina em branco, onde cada linha é escrita sem pensar no ponto final.
O melhor da vida se expressa na simplicidade do existir. Ao analisarmos nossos bisavôs, avôs, constatamos que a imensa maioria deles viveram longos anos em situações simples de vida. Não se cercam de tecnologia, facilidade e modernidades. Eram pessoas dadas a vida comum, simples e cotidiana. Viviam sem utensílios tecnológicos, carros, alimentos geneticamente modificados e intenso estresse. Chegaram aos noventa, cem anos de vida, e, diga-se de passagem, findaram os dias muitíssimos bem de saúde. Hoje somos totalmente dependentes da tecnologia, vivemos cercados de facilidades e nos alimentamos conforme a evolução científica. A evolução dos dias trará ainda mais novidades, promovendo ao ser humano ainda mais facilidades e menos qualidade de vida. Engana-se quem pensa que todas essas propagandas de qualidade de vida, convidando as academias e alimentação é uma preocupação natural do ser humano para com o ser humano. Na verdade é um jogo de interesse comercial, que nada tem a ver com a saúde propriamente dita.
Vale muito após uma noite de sono bem dormida, acordarmos, fazermos nossa higiene pessoal, oferecer a Deus nossa oração e junto de nossa família tomarmos um bom café da manhã (não necessariamente repleto de variedades). Sentados em volta da mesa, a família reunida, alegre e feliz pela noite de repouso. Agradecidos a Deus pai, pelo alimento preparado e pela expectativa de um dia de paz e alegrias. Ali viver o prazer da vida e sair a rua sentindo a brisa do vento, o calor do sol em um verão inesquecível ou até a friagem de um inverno elegante. Viver a vida é olhar ao redor e alegremente cumprimentar cada vizinho, conhecido, ser humano, gato, cachorro, papagaio, enfim, oferecer o melhor de nosso sentimento, educação, cordialidade, misericórdia, compaixão e amor. Viver a vida é conversar olhando nos olhos, sorriso nos lábios, falando do bem, esquecendo o mal, pregando a verdade, expressando Deus, externando o amor como o tudo e o todo da vida. Viver a vida é doar um pouco de si mesmo em prol de alguém, conhecido ou não. Viver a vida e apreciar a beleza da criação divina. Sentar em uma pedra e observar a grandiosidade do universo. Durante dia observar os pássaros, as flores, as folhas, as nuvens, o sol, os animais. Dar atenção ao canto das aves, aos sons dos ventos e a beleza das crianças. A noite encantar-se com a cor da lua, apreciar em boa companhia (esposa, esposo, pais, filhos, irmãos, amigos…) o brilho e intensidade das estrelas, a profundidade misteriosa da noite, enfim, viver a grandiosidade da vida.
Viver a vida é entender que somos únicos e por isso devemos ser bons e do bem. Bons seres humanos em prol do bem celestial. Amar o próximo como a nós mesmo. Dedicarmos um tempo em beneficio de nossos irmãos menos favorecidos. Eles merecem atenção, carinho e amor. Dividir o pão é necessário, seja material e também espiritual. Levar o amor divino expressado pela palavra do conforto, proteção, ajuda e luz faz parte do viver bem. Corpos precisam de vitaminas, proteínas e outros nutrientes, almas precisam de paz e amor. Ambos não se desligam durante essa jornada terrena. Elas vivem na dependência uma da outra. Viver a vida é promover o bem, sem segregação racial, social e religiosa. Precisamos sempre viver o melhor da vida, na divisão de nosso amor.
Viver a vida é deixar o carro na garagem e aos passos curtos, observarmos nossos iguais, onde vivem, quem são, como estão e para onde estão indo. Nessa caminhada teremos tempo para relembrar o passado, sentir as alegrias armazenadas na memória, reviver a beleza da amizade, trocar um aperto de mão, doar e receber um abraço, observar um sorriso fraterno, trocar palavras de ânimo, afeto e carinho. Passando na terra que temos por herança, é, importante visitar nossas origens, encontrar nossa própria história, viver nossa gênese. A base de nossa vida nos permite seguramente saber para onde vamos e os sucessos que teremos. Quem sai aos seus não se degenera.
Esquecer a modernidade e voltar a simplicidade eleva o ser humano a sua real condição de vivente. Permite a ele sentir a essência da vida, promove internamente uma revolução de valores e afirmações. Ao ter contato com a sigileza do viver o homem permite a seu organismo uma renovação profunda, dando-lhe condições plenas de aumentar seus dias de vida. Viver a vida de forma simples também determina simplicidade no funcionamento de nosso corpo. Um organismo feliz terá a seu dispor células felizes e animadas para manter o corpo funcionante. Quanto mais moderno for o estilo de vida mais o organismo terá que se adaptar para manter o novo sistema e assim sobrecarregará seu funcionamento o que determinará em uma escassez de reservas.
Vivendo com simplicidade teremos o merecido reconhecimento e agradecimento do cérebro, coração, pulmão…………….além de sua sempre infalível companhia e fidelidade.
Viver com simplicidade a vida é promover em nós mesmo motivos para longos anos de vida com paz e amor. Valorizar a beleza do viver é acreditar que cada dia é uma vida dentro de uma eternidade vital. Mente limpa, pacifica e amorosa, é certeza de vida longa, pacifica, feliz e eterna.
Muito prazer eu sou a vida! Que você escolheu para si mesmo.