Secretaria de Saúde confirma primeiro óbito por Gripe Suína em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A Secretaria de Saúde de Paracatu, confirmou nesata segunda-feira, 04 de agosto o primeiro óbito em decorrência da Influenza ou como é popularmente conhecida, "Gripe Suína".

Outro caso suspeito também está sendo investigado.

Abaixo, transcrevemos ofício / nota da Secretaria de Saúde de Paracatu.

SESAU OFICIO Nº. 950/2014.                                                    Paracatu-MG 04 de Agosto de 2014.  

A Influenza ou Gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que apresenta distribuição global e ocorre durante todo o ano, entretanto com maior frequência nos meses de inverno e outono. Neste período, pode acometer 10 a 40% da população, sendo observado aumento de morbidade e mortalidade principalmente relacionado ao aumento de taxas de pneumonia e outras complicações relacionadas à doença. Sua evolução geralmente tem resolução benigna e espontânea em aproximadamente sete dias.

O vírus influenza é transmitido principalmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou fala (transmissão direta). E também através do contato das mãos com superfícies contaminadas quando entram em contato com mucosas como boca, olhos e nariz (transmissão indireta)…

A Campanha de Vacinação de Influenza em 2014 teve como público alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, povos indígenas, pessoas com 60 anos idade e mais, trabalhadores de saúde, população privada de liberdade e funcionários penitenciários e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Foi definida pelo Ministério da Saúde a meta de 80% de cobertura vacinal. O município de Paracatu iniciou a campanha na segunda quinzena de Abril e atingiu acima de 100% dessa cobertura.

Observamos casos notificados de Influenza no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em diferentes municípios de Minas Gerais neste primeiro semestre de 2014, tais como: Belo Horizonte, Uberlândia, Araçuaí, Araguari, Baependi, Bandeira do Sul, Betim, Contagem, Governador Valadares, Poços de Caldas, Santa Helena de Minas, Uberaba, Unaí, Paracatu, Vespasiano, Virgem da Lapa, Rio Casca, Prata, Matozinhos, Ouro Preto, entre outros.

Verificamos também a ocorrência de 18 óbitos por Influenza no Estado de Minas em 2014. No município de Paracatu temos até o momento 01 óbito confirmado laboratorialmente por Influenza e outro que está em processo de investigação pelo setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Gerência Regional de Saúde de Unaí e Ministério da Saúde.

Atenciosamente,

Nádia Maria Roquete Franco
Secretária Municipal de Saúde

SAIBA MAIS
O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A gripe tem cura?
Tem tratamento.
Como é transmitido o vírus?
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.
Infecção de gripe suína é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas?
Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações:http://www.saude.gov.br

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button