Não é a internet que muda o mundo e sim o que fazemos, espalhamos, colocamos ou vivemos na internet, ou seja, as nossas relações, aquilo que muita gente chama simplesmente de “redes sociais” é muito mais que isso!! É a computação social. Entendeu?
Então a gente explica e simplifica!!!
Pensamos muitas vezes em informática e computação como elementos puramente tecnológicos, como equipamentos. É bem verdade que as faculdades e cursos da área de sistemas ou computação ensinam questões técnicas, circuitos, sistemas, redes, código de programação, linguagens de criação de software, entre várias outras disciplinas exatas. E nesse meio é difícil concebermos um espaço para questões humanas ou sociais.
Por outro lado, pensa comigo, o uso mais frequente da computação é mesmo com propósito tecnológico. Desenvolvemos computadores para nos auxiliar na precisão de cálculos, procedimentos delicados, na construção de robôs ou até mesmo na criação de programas de gerenciamento de empresas entre outras coisas.
É tanta informação e conhecimento exato que dificilmente percebemos que tudo isso é feito e organizado por pessoas. E as pessoas compartilham uma característica importantíssima: utilizamos nosso conhecimento como forma de socialização, e isso é o que chamamos de Social Computing, ou Computação Social.
Não adianta, por mais tecnológicos que fiquemos, ainda somos animais e sociais. Na internet por exemplo, é necessário criar os sistemas físicos, o hardware que permita a conexão e os programas e softwares de navegação, além do desenvolvimento do conteúdo que mais vai interessar e chamar atenção, das linguagens e tal.
É como já disse o sábio Aristóteles: “o humano é um animal social”.
Por mais que computadores sejam objetos “frios e calculistas”, são pessoas quentes e com emoções que os operam. Até a própria internet, só é o fenômeno que é porque foi pensada e hoje é utilizada como meio para atingir várias finalidades, inclusive a interação social.
Computação Social é isso, é compartilhar informação entre pessoas. É o esforço de criar tecnologias para a criação, disseminação, coleção ou uso de informação distribuída através de grupos sociais como equipes, comunidades, empresas etc.
Agora que a tecnologia está mais desenvolvida para isso, a tendência maior é o desenvolvimento de mais tecnologias colaborativas e o maior desenvolvimento de formas sociais de computação. O que nos aguarda no futuro, só com o tempo pra sabermos…