Queridos leitores voltei! Não que eu tenha viajado e tal. Estava me refazendo das decepções futebolísticas, rsrsrsrs brincadeira. Mas falando em campeonato mundial de futebol julguei ser pertinente falamos de atividade física. Afinal quando pensamos em saúde pensamos automaticamente em qualidade de vida, pois para viver bem e preciso estar bem.
Nosso corpo em toda sua constituição apresenta um ato comum, movimentação. Quando analisamos mais detalhadamente percebemos qual significativo é o conjunto de ações cinéticas dentro do organismo humano. Entendamos; o corpo humano é formado primariamente por células, que unidas formam os tecidos (não é seda, algodão, tergal, cetim….), unidos criam os órgãos (coração, pulmão, cérebro, intestino e outros) e tais órgão formam os sistemas (nervoso, digestório, cardiovascular……..) e finalmente o corpo humano. Todos esses processos de formação e desenvolvimento humano ocorrem porque existe uma movimentação de compostos bioquímicos por trás, determinando a construção e finalização das estruturas. Muito bem. Uma vez criado é necessário a manutenção do organismo humano e nesse proceso também ocorre movimentação. São hormônios, sangue, vitaminas, enzimas, proteínas, gorduras…………….e tantas outras substâncias que trabalham movimentando-se para a condução da vida em nosso organismo. Acreditamos então que nosso corpo demonstra para nós a importância do movimento.
Quando assumimos o desejo em proporcionar ao nosso corpo movimentação através de atividades físicas, estamos colaborando com ele para melhorias nos padrões de saúde, manutenção e continuidade de nossa vida. Para nós profissionais de saúde que estudamos aprofundadamente as funções do organismo humano e reconhecemos a atividade física como um fator de prevenção a doenças e promoção a saúde, temos a certeza que ao deixarmos de lado a “preguiça” a fim de nos movimentar, estamos dando um passo inicial para um excelente padrão de saúde.
Atividade física é notadamente benéfica ao corpo, uma vez que seus mecanismos de ações proporcionam benefícios diversos ao organismo. Ao dedicarmos uma hora ao dia em uma caminhada, estamos melhorando a capacidade de oxigenação de coração, pulmão, músculos, cérebro e outros órgãos vitais. Quando estamos caminhando, trotando, correndo nossos músculos são fortalecidos, nutridos e oxigenados, o que promove fortalecimento de sua estruturas e capacidade de resistência frente a momentos de necessidade. Uma corrida básica de meia hora por dia é capaz de diminuir os níveis altos de colesterol, triglicerídeos, glicose e pressão alta. Em nossa rotina diária ao consultarmos uma pessoa e nela encontrarmos elevação da pressão arterial, “gordura no sangue” nossa primeira atitude não será receitar remédios, mas sim orientar a mudança do estilo de vida. Essa mudança inicia-se com atividade física (MOVIMENTAÇÃO). Um mês depois, quando o paciente retorna a consulta verificamos que os níveis altos diminuíram e não necessitamos de introduzir drogas (remédios) para controle.
Muitas vezes a felicidade que há muito não aparecia, está na atividade física. Ao exercitarmos nosso corpo, o cérebro produz dois hormônios que proporcionam alegria, bem estar e prazer. A serotonina que tem a função de proporcionar e manter a alegria e o bom humor, e, a endorfina, cuja missão é dar prazer e bem estar. Soma-se a isso o prazer sexual, pois uma mente balanceada reativa o centro motivacional e reassume o desejo em praticar o sexo. É comum nas consultas o paciente reclamar que perdeu o desejo sexual. Ao investigar percebemos que além de muitos outros fatores aquele paciente não realiza atividade física, influenciando a perda da motivação sexual.
Muitos estudantes reclama da diminuição na concentração, raciocínio e rendimento escola.r . O que ele não sabe é que se colocar o esqueleto pra remexer, a mente voltará a funcionar como antes ou até melhor.
Observe uma pessoa que pratica atividade física constante. O cabelo, a pele e as unhas estão bonitos e brilhosos. Essa beleza decorre da atividade física que renova células, hidrata os tecidos e os deixam mais vistoso, além da sempre presente alegria e bom humor.
E a famosa barriga em pneu (pneuzinho ou pneuzão). Essa não existe em quem pratica alguma atividade física. Um indivíduo que tem o habito diário de caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar bicicleta dificilmente terá uma barriga excessivamente saliente, pois os movimentos por ele realizados são capazes de ir queimando a gordura localizada no abdômen, até deixar reto e estético.
Quando se fala em atividade física estamos abrindo um horizonte de opções e não apenas futebol, vollei, basquete, tênis, natação. Atividade física é toda ação na estrutura corporal que gera MOVIMENTO contínuo e acelerado. Dessa forma consideramos atividade física, uma partida de futebol, uma hora de Dança, uma caminhada, limpar casa (varrer, passar pano, esfregar o chão) e até um prazeroso momento de atividade sexual. Bem verdade que existem atividades que queimam ainda mais calorias (gorduras) e apresentam melhores resultados no organismo, essas são as aeróbicas.
Mude seus hábitos de vida. Deixe o carro mais na garagem (gasolina está na hora da morte) vá caminhando ao mercado, açougue, padaria, praça, casa dos familiares, culto, missa, cinema, o corpo agradece, o bolso também. Vale salientar que andando temos tempo de cumprimentar um conhecido, observar a beleza das flores, ouvir o harmonioso canto dos pássaros, sentir o abraço do vento, o calor do sol, a beleza a lua e o brilho das estrelas. Caminhando ao lado de quem amamos, temos a certeza que o tempo passa realmente devagar o suficiente para vivermos eternamente nosso amor.
Pois bem meus amigos, conselho dado, caminho apresentado. Minha prazerosa missão dessa semana foi cumprida.
Após ler esse artigo, planeje o inicio de uma atividade física, retome a que ficou parada ou intensifique a já realizada. Não podemos é ficar ociosos esperando o corpo degradar-se e antecipar o fim de nossos dias
Deus os abençoe sempre, porque ele é bom o tempo todo.