Nesses tempos de desencanto, em que a política é utilizada, na maioria das vezes, para satisfação de interesses pessoais e partidários, Paracatu está assistindo a um bonito espetáculo. O deputado Almir Paraca, do PT, e o prefeito Olavo Condé, do PSDB, apesar de pertencerem a partidos rivais, têm adotado comportamento político civilizado e, com isso, viabilizado benefícios para o município.
É o caso, por exemplo, do Corpo de Bombeiros, reivindicação da comunidade e promessa de campanha do prefeito. Todos os postulantes ao cargo de alcaide municipal no último pleito, dentre eles o próprio Almir Paraca, fizeram promessa idêntica. Pois agora, sabendo das dificuldades políticas que pode enfrentar um chefe do Executivo tucano junto ao governo petista e vice-versa, Almir atendeu ao apelo de Condé e articulou politicamente a cessão das instalações do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é federal, para o Corpo de Bombeiros, que é estadual e interessa ao prefeito e à cidade.
Esse é apenas um exemplo, mas existem outros em que, trabalhando unidos, o prefeito tucano e o deputado petista venceram dificuldades, conquistando benefícios para Paracatu. Direis, internauta, que isso é óbvio, mais que normal, que é assim que deve ser, com os interesses da cidade falando mais alto e direcionando todas as ações dos homens públicos. E tens razão. Responderei, contudo, que nem sempre foi assim em tempos idos e vividos, sendo inúmeros, notórios e gritantes os casos em que Paracatu perdeu em razão da divergência entre seus líderes e grupos políticos.
Resumo da ópera: o petista Almir Paraca e o tucano Olavo Condé estão trabalhando juntos, no dizer do povo, “unidos, igual a canos de garrucha”. Está bonito. Parabéns. Mas esperem chegar a próxima eleição proceis verem…
Do Toco do Pecado – Comentários de Florival Ferreira
Imagem: Adaptação/Montagem de foto ao futuro quartel do Corpo de Bombeiros / ASCOM Prefeitura