Se você não ouviu esta pergunta, pode ser que algum amigo aí por perto, tenha ouvido, porque, por mais incrível que pareça, durante os jogos da Copa do Mundo, principalmente os estádios, as empresas de telefonia estão registrando milhões de acesso à interne, em um dos casos, registraram 7,6 milhões de conexões com a internet.
É comum vermos torcedores em estádios com seus celulares e tablets, prontos para fotografar, filmar e compartilhar comentários na rede, ou mesmo ligar para um amigo e contar as novidades durante um lance. Na Copa do Mundo não está sendo diferente, pelo contrário, está aumentando muito segundo os dados divulgados pelas operadoras.
Pra você ter uma ideia, só nas 12 primeiras partidas foram enviadas 7 milhões de fotos e cerca de 1 milhão de chamadas de voz, isso sem falar no envio e recebimento de emails e mensagens multimídia.
Curiosamente, o “pico” de troca de mensagens e acesso à internet não foi em um jogo do Brasil, mas sim no jogo entre Argentina e Bósnia, no Maracanã. Depois no segundo lugar a partida de abertura entre Brasil e Croácia.
E o mais importante, nem é o jogo ou a copa do mundo, o que nos faz refletir é que a população está cada vez mais comum se deparar com a dependência dos usuários em relação a seus telefones celulares. O vício já ganhou até nome: “nomofobia”, que é a angústia relacionada à possível perda do celular ou à incapacidade de ficar sem o aparelho por mais de um dia (aí eu pergunto: quem nunca?).
Alguns pesquisadores falam que é necessário limitar o uso da a tecnologia, mas hoje em dia é impossível ficar sem o contato virtual. O que nós precisamos, é saber a hora certa de desconectar e cuidar para não termos o Transtorno de Dependência da Internet.
O que é: é aquela vontade constante e não saudável de acessar à Internet e postar tudo que pensamos, mesmo considerando que a maior parte das postagens não ultrapassam “5” curtidas.
Não entendeu? A gente explica.
O Transtorno de Dependência da Internet é o uso excessivo e irracional da Internet que interfere na vida cotidiana. A utilização compulsiva da Internet é vista frequentemente como sintoma de um problema maior, em vez de ser considerada a própria doença.
Por exemplo alguns estudiosos falam que formas de vício de Internet geralmente podem ser atribuídas a “baixa autoestima e habilidades ruins” por exemplo.
Ixiii… E pensar que a gente estava falando de futebol hein?