Depois da prisão de quatro policiais civis acusados de extorsão, lavagem de dinheiro, prevaricação e outros crimes em Paracatu durante a Operação Cedeq (Conduta Reta em Hebraico), o Secretário de Segurança do Estado nomeou Dr Edson Rogério de Morais como novo titular da Delegacia Regional de Paracatu. Dr. Edson, atuava em Uberaba, no Triângulo Mineiro e deve chegar em Paracatu nesta teça-feira (17/06).
Entenda o caso
No final da última semana, quatro investigadores foram presos em Paracatu (Saulo de Oliveira Costa “Saulinho”, Jeziel Moreira Carvalo, Marco Antonio Lopes, Ricardo Luiz Soares) suspeitos de vários crimes. O delegado Hamilton Cravo, que respondia pela Delegacia Regional de Paracatu, foi afastado do cargo e também é investigado pela Corregedoria da Polícia Civil. Na casa dele e de outros agentes foram cumpridos mandados de busca e apreendidos documentos para análise.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a corregedoria “instaurou inquérito para apurar extorsão, lavagem de dinheiro e que outros ainda serão instaurados para investigar outros crimes, pois os policiais detidos também são suspeitos crimes, como clonagem de veículos e enriquecimento ilícito.”
As prisões ocorreram no fim de semana durante a Operação Cedec (conduta reta, em hebraico), comandada pelo delegado corredor Luiz Flávio Cortat. Foram cumpridos também 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, solicitados pela Corregedoria da Policia Civil.
Armas
Houve apreensão de documentos, armas de fogo e um veículo avaliado em R$ 90 mil, pertencente a um investigador, suspeito de enriquecimento ilícito. Os policiais presos foram ouvidos em Paracatu e transferidos para a Casa de Custódia da Policia Civil, em BH. Os nomes deles não foram divulgados. Também teriam sido detidos um policial lotado em Patos de Minas (Alto Paranaíba) e outro lotado em João Pinheiro.
Versão dos Policiais presos
Foram presos os agentes: Saulo de Oliveira Costa “Saulinho”, Jeziel Moreira Carvalo, Marco Antonio Lopes, Ricardo Luiz Soares e afastados de suas funções, José Fernandes Filho, Wilson Schott da Silveira e o Delegado Regional Hamilton Fernandes Cravo.
No dia da prisão, o Paracatu.Net tentou contato com os Policiais Civis presos. Apenas o Policial Ricardo Soares quis falar com a imprensa, mas não foi permitido.
Também tentamos contato telefônico com o Delegado Regional na última semana, sem sucesso. Continuamos com o espaço à disposição dos acusados e seus advogados.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.