O corpo humano foi criado sobre bases de sustentações, todas elas fortes e necessárias. Essas bases são chamadas de articulações, o mesmo que “juntas”, ah você rapidamente lembrou de cotovelo, punho, quadril, joelho, tornozelo e outras mais. Muito bem!! Parabéns!! Você é inteligente e entenderá facilmente a doença de hoje.
Nossas articulações são uniões de dois ossos ou mais. Elas assumem a função primária de unir os segmentos do corpo, depois cumpre a missão de dar sustentabilidade a parte que fica logo acima e por fim tem gerar movimentação ao corpo humano. Quando andamos ocorre intensa comunicação das peças ósseas que são protegidas por duas paredes, a cápsula sinovial, que produz o líquido sinovial (óleo lubrificante) e logo depois por músculos e pele. Antes que eu esqueça a ponta dos ossos, são revestidas por uma película: a cartilagem. Essa película recobre os ossos somente onde ocorrerá o encontro com outro osso. A cartilagem tem a função de favorecer a movimentação, promovendo o deslizamento de um osso sobre o osso. Bom agora que você entendeu um pouco sobre articulação vamos falar da OSTEOARTRITE.
A osteoartrite ou também osteoartrose, ou popular “artrose” é uma doença inflamatória e degenerativa da cartilagem, com presença de dor a movimentação, crepitações (estalidos), aumento no tamanho do(s) osso(s), edema (inchaço), fraqueza da musculatura próxima a articulação, movimentos diminuídos e com o passar do tempo, dor mesmo no repouso (sem movimento articular). Todas essas condições são desencadeadas por traumas (fraturas e torções), excesso de peso, joelho em “X” (geno valgo) ou e “O” (geno varo) o popular “cambota” ou “a La Romário”, exercícios físicos intensos sem orientação adequada e também após a realização de uma cirurgia na articulação com reabilitação (fisioterapia) inadequada ou não realizada. Todos esses fatores pioram conforme o individuo vai envelhecendo e sofrendo doenças que degeneram o osso e consequentemente a articulação. Ocorre tanto em homens como mulheres, nelas a ocorrência é aumentada devido a questões hormonais.
Você conhecendo pessoa (s) que apresentam essas condições, ajude-o propagando essas informações e incentivando a procura por um médico. Vale lembrar que quanto mais cedo se procura tratamento menor serão as consequências ocorridas sobre a articulação. A consulta com um médico é segura e necessária. Ele avaliará as condições da articulação, solicitará exames e indicará o tratamento adequado para o quadro, seja mudança no estilo de vida, remédios, cirurgia e fisioterapia.
Caso você ou alguém próximo tenha osteoartrite (diagnosticada por médico), trate sempre! As consequências vão desde limitações nas atividades comuns do dia-a-dia como: subir escadas, dirigir carro, dançar, fazer caminhada, jogar futebol vôlei, basquete entre outros; até ficar sem andar. Exatamente; a principal consequência dessa doença e não andar por um tempo ou por toda vida. Sem esquecer a segurança de consultar com um profissional habilitado para o exercício da profissão, para sua segurança e do profissional também.
Seja ainda mais esperto e inteligente, não tome remédios sem orientação medica. Remédios são drogas e como tal pode gerar inúmeros problemas a sua saúde. Em outro momento falarei sobre eles e suas complicações.
Fraterno abraço.
Deus os abençoe com paz, alegria, sucesso e plena SAÚDE.