Arquimedes: ventos favoráveis em 2.014

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A sorte parece estar conspirando a favor do ex-prefeito de Paracatu, Arquimedes Borges, presidente do PTB. Pelo andar da carruagem, ele deverá ser o único candidato a deputado federal do município, talvez também de toda a região, nas eleições de outubro próximo. Com uma conjunção de fatores políticos pesando favoravelmente, apesar de o colégio eleitoral do Noroeste de Minas ser reduzido, as suas chances crescem consideravelmente.
          Os ventos começaram a soprar a favor com a decisão do ex-ministro da Agricultura, Antônio Andrade, do PMDB,  de deixar de disputar a sua reeleição como deputado federal para ser vice na chapa encabeçada por Fernando Pimentel, do PT, pré-candidato a governador de Minas. Majoritário no município e na região, Andrade acabou deixando atrás de si um respeitável vácuo político e um gordo espólio eleitoral.
          Some-se a isso a previsão de que o deputado federal Eros Biondini, apoiado pela renovação carismática católica em todo o Estado, terá uma avalanche de votos. Isso acontecendo, ele poderá levar consigo outros candidatos do partido. E qual a sigla de Biondini? PTB, a mesma de Arquimedes Borges. O vereador Ragos Oliveira, do PT, que já postulou o mesmo cargo e obteve mais de 10 mil votos em Paracatu, diz que não disputará um assento na Câmara dos Deputados em 2.014, exceto se por decisão do partido. Menos um concorrente direto.
          Outros nomes do município ou da região, que vinham sendo cogitados para a área federal, começaram a perder força.  Ou seja, a concorrência ficará por conta de candidatos de fora, como, dentre outros, o deputado Paulo Abi-Ackel, do PSDB, a ser apoiado pelo prefeito de Paracatu, Olavo Condé. Como o fator bairrismo pesa bastante nos pleitos eleitorais, sobretudo nesses tempos de desencanto do eleitor com a política nacional, isso, em tese, beneficia os projetos políticos regionais, podendo vir a ser mais um naco de carne gorda e suculenta no espeto do presidente do PTB.
          Eu conversei nesta semana com o ex-prefeito, que se diz otimista. Além desses fatores e circunstâncias, ele diz ter fechado apoio com o Diretório Municipal petebista de Araguari, que tem um expressivo colégio eleitoral, e acertado a composição de “dobradinhas” com vários pré-candidatos a deputados estaduais, em todo o Noroeste e fora, inclusive na região metropolitana de Belo Horizonte.  Arquimedes diz que a parada é difícil, mas que não está brincando e  vislumbra boas possibilidades, também em razão do céu de brigadeiro que se abre à sua frente. É preciso, contudo, trabalhar, e duro, para transformar a brisa favorável em forte e decisivo vendaval.  A conferir.
          Já na área estadual, a concorrência promete ser acirrada. Por enquanto, já são pré-candidatos, só de Paracatu, Vera Lúcia Lemos Campos Botelho, Glewton de Sá Guimarães, Rosival Araújo, Elton Cruvinel, Ragos Oliveira e Lélio Pinheiro. Novos nomes poderão engordar a lista. Sem falar nos chamados pára-quedistas, que sempre aparecem.      
 

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button