Minha pele, minha saúde.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Beleza estética é um importante atributo aos olhos e essa formosura se dá quase em sua totalidade pela importância da pele. O maior órgão do corpo tem a função de revestimento, proteção, controle térmico e estética.

Atualmente tem-se observado um crescente número de doenças dérmicas (pele), algumas mais e outras menos frequente na sociedade. De todo modo doença é um sinal de alerta de que algo está em desequilíbrio e que necessitamos de uma avaliação profissional para entendermos, tratarmos e resolvermos o problema.

Entre tantas doenças de pele uma merece atenção especial, a hanseníase, popularmente conhecida como lepra. O nome é diferente e pouco comentando na sociedade. É uma doença com características próprias e bem evidentes, com alterações de fácil visualização e sensação, onde o próprio indivíduo portador da doença tende a ficar com a ‘pulga atrás da orelha”, devido às sensações incomuns percebidas na pele.
Na hanseníase teremos alterações na cor da pele, como se fosse uma mancha mais escura ou mais clara que o tom da nossa pele, com forma circular bem delimitada e com diminuição da sensibilidade. Naquele local a temperatura, a dor e o tato (sensibilidade) parecem estar diminuídos ou ausentes. Havendo pêlos, eles vão aos poucos caindo. Pode surgir caroços e pequenos tumores na região. É comum a diminuição na força quando se segura um objeto.

As características e sensações já não são mais como antes e isso não agrada. Esse é um sinal alarmante para que seja procurado um profissional médico. O profissional investigará mais detalhadamente essas alterações, diagnosticando ou não como hanseníase. Caso seja diagnosticada a hanseníase, calma! Não se desespere! Existe tratamento.

O tratamento é realizado no “postinho” de saúde de seu bairro, com medicamentos fornecidos gratuitamente pelo governo. Normalmente o tratamento dura um ano com supervisão mensal. O paciente irá ao postinho todos os meses, durante um ano, onde tomará um comprimido na frente do médico, já os outros são ingeridos em sua casa diariamente. As pessoas que tem contato direto com o doente, deverão tomar uma vacina.
Pois é gente boa, não custa nada dar uma paradinha em nossa correria e observar nossa pele; que bela por natureza, pode esconder a feiura das doenças.

Cícero Fabiano.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button