Joãozinho Contador declara guerra a lotes vagos e quer lei de IPTU progressivo para especuladores

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Durante a reunião da Câmara de Paracatu nesta semana, o Vereador Joãozinho Contador (PSDB), falou sobre o crescimento da cidade, comentou as características urbanas e pediu apoio dos seus colegas para sua proposta de um IPTU progressivo, que iria penalizar aqueles que ele chamou de “especuladores” imobiliários.

-“Nas mãos de um pequeno número de pessoas concentra-se uma grande quantidade de lotes e os proprietários destes lotes não estão nem aí pra questão ambiental, pra questão visual, pra questão de saúde pública e aí vem as consequências, que são pagas de maneira cruel pela população que sofre com essas pessoas que só tem intenção de proteger seu capital especulativo que não gera renda nem traz benefícios para a cidade.”  Disse Contador.

Com sua grande experiência na área contábil e jurídica, o Vereador explicou que o Projeto de Lei deverá seguir os moldes do imposto sobre a propriedade territorial rural previsto no art.153, VI, da Constituição Federal.

-“Vamos lutar por uma lei de IPTU progressivo assim como existe na Zona Rural com o ITR e seguir o modelo da Receita Federal, que dá um prazo para os proprietários de lote informarem onde estão os seus lotes, seus terrenos e depois daquele prazo, se não aparecer o dono, a área torna-se propriedade do município.”  Explicou Contador.

Ao final, Joãozinho Contador afirmou que “existe um hábito em Paracatu, principalmente nos loteamentos novos, que os lotes vagos se tornaram depósitos de entulhos e não podemos permitir que a esperteza de algumas pessoas prejudiquem a população. O que interessa é defender o interesse público.” Finalizou

Mostrando a “unidade” da Câmara com relação ao assunto, o Vereador Ragos Oliveira (PT), endossou as palavras de Contador, declarando seu apoio. -“Eu vejo a luta que o município trava pra reduzir o problema da Dengue, da Lehsmaniose, mas quem faz a especulação imobiliária em Paracatu são pessoas que tem muitas posses e nestes casos, eu penso que o IPTU destes poderosos que tem que se multiplicar. Este Projeto tem o meu voto para que possamos melhorar nossa cidade.”  Disse.

O Presidente Glewton de Sá (PROS), também afirmou ser favorável. “-É uma luta de muitos anos, que agora com o Plano Diretor, nós temos condição de fazer uma emenda para cobrar dos donos de lotes todos estes danos que causam à sociedade e dentro de 3 ou 4 anos estará perdendo o seu imóvel. Temos que agir duro nestes casos. “ Afirmou Professor Glewton.
 

Fotos: Arquivo Paracatu.Net e Assessoria do Vereador
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button