No dia 06 de abril, os alunos foram participar de um bate-papo sobre Acessibilidade Física e Humana, os quais foram recebidos pela Geógrafa e estudante do 2º Período de Fisioterapia Karolina Cordeiro.
A Geógrafa se deparou com o tema de Acessibilidade a partir do momento que teve seu segundo filho, Pedro, o qual é portador de uma doença rara chamada Aicardi Goutiere, que é doença neurológica geralmente se apresenta com a idade de quatro meses e é caracterizada por sintomas neurológicos de calcificação cerebral e a partir de sua experiência com Pedro, Karolina tocou o coração dos alunos da Engenharia Civil 10, falando sobre a importância da Acessibilidade física e mais ainda humana, pois o que nos falta hoje é nos colocar no lugar do outro, simular as dificuldades para que um projeto adaptado esteja realmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo Karolina: Uma das coisas mais lindas que ouvi hoje: "O que você falou hoje, não se encontra em livros, não é aprendido, é sentido" Hudson, aluno Eng. Civil 10, FINOM. Uma turma que está se formando em Engenharia Civil, e duas palavras mágicas: Acessibilidade física e Acessibilidade Humana. A segunda é a mais importante. Conhecer para entender, que tenham paixão na profissão, curiosidade, Humanidade, porque o retorno financeiro é apenas um reflexo daquilo que fizermos para o bem do próximo. Como profissionais sejam facilitadores de espaços, para que pessoas com mobilidade reduzida se sinta livre no direito de ir e vir. E contar a história do Pedro é sempre muito emocionante, pois através dela, estamos modificando a forma de se ver a vida, e isso não tem preço, mais tem muito valor.
Segundo a Professora MSc. Thaís Pereira, a importância de levar os alunos a uma visita técnica é proporcionar o contato com a realidade do mercado de trabalho, pois os alunos do décimo período estão próximo da formatura e mais próximos ainda deste mercado e o papel do professor é justamente estimular a conexão entre os livros e a realidade para que a formação profissional seja técnica e humanizada.
A professora também agradece a todos que colaboraram na realização deste evento:
Equipe de Organização Paracatu:
Thaís Pereira
Hudson Rogério Batista Borges
José da Conceição Pereira de Araújo
Equipe de Organização Uberlândia:
Maria Cecília de Sousa
José Donizete Pereira de Souza
Marlene das Dores Pereira
Palestrantes:
Divino Santos – Assessor da Secretaria de Trânsito e Transporte – PMU
Julieta Cristina Fernandes – SETTRAN
Maria Cecília de Sousa – SETTRAN
Karolina Cordeiro – Geógrafa e Estudante de Fisioterapia
Parceiros:
NOT – Núcleo de Operação de Tráfego
Faculdade FINOM – Diretor Acadêmico José Ivan
Viação Andrade
Hotel Apollo
Melazzo’s Restaurante




