Informática educativa de qualidade

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O uso da informática está propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino e aprendizagem. Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos. Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Diante deste panorama, o governo brasileiro iniciou ações no sentido de instalar computadores na rede pública, visando à melhoria da qualidade das escolas de forma que fosse possível garantir aos alunos o acesso ao conhecimento. O uso da informática na educação necessita de professores preparados e treinados para utilizar os recursos oferecidos de forma significativa, pois, colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos, sendo que, o aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, encontrar sites confiáveis, gerar conhecimentos com o material pesquisado… O ganho do computador em relação aos demais recursos tecnológicos no âmbito educacional está relacionado à sua característica de interatividade, visto que ele só executa o que ordenamos; portanto, limita-se aos nossos potenciais e anseios.
Informática e aprendizagem
Para incorporar a tecnologia no contexto escolar, é necessário:
·               Verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação.
·               Discutir com os alunos quais são os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas. Como eles se dão com os diversos instrumentos tecnológicos.
·               Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.
A informática contribui pra o desenvolvimento das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento. A escola tem importante papel a cumprir na sociedade, ensinando os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo de informações a que têm acesso no seu cotidiano. A pouca familiaridade com a tecnologia também pode constituir-se um problema para as pessoas, pois no cotidiano são muitas as situações que exigem conhecimento tecnológico. Instituir mudanças na escola, adequando-a as exigências da sociedade do conhecimento, constitui hoje um dos maiores desafios educacionais. A escola é um espaço de trabalho complexo, que envolve inúmeros outros fatores, além do professor e dos alunos. A introdução de novas idéias depende, fundamentalmente, das ações do professor e dos seus alunos. Aos pais e profissionais da Educação, a sociedade espera que seja cobrado e justificado as atitudes avançadas do Governo Federal de informatizar as Escolas e que sejam elaborados projetos que realmente resultam em conhecimento para os alunos desse tema que é tão importante para o mercado de trabalho.
 
Artigo Sociedade em redes: Do principio da globalização à Educação a distancia publicado na revista Humanidades e Tecnologias da Fac. Finom. Maxuel dos Santos Silva/ Thais Pereira.
Publicado na Revista Vitrine Edição de Abril. 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button