Paracatu participa de 6. Salão Mineiro de Turismo

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O Salão Mineiro de Turismo, promovido pelo Governo  de Minas, aconteceu nos dias 14 e 15 de março de 2014, em Belo Horizonte, e teve como tema “Minas: Um destino, todos os sentidos”. O evento tem como objetivos  alavancar o turismo posicionando estrategicamente Minas Gerais no cenário nacional e internacional, promover os roteiros turísticos e divulgar os 45 circuitos mineiros.

 A programação do 6º Salão incluiu a chamada Sessão de Negócios entre operadores Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo) e receptivos e operadores, promovida pelo Sebrae, que visa a  aproximação das empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços do turismo.
As agências de viagem, operadoras e receptivos turísticos do Programa Minas Recebe também estiveram no local, oferecendo aos visitantes sua cartela de produtos e roteiros, promovendo o turismo no Estado e possibilitando a ampliação da presença dos receptivos locais no mercado turístico regional e nacional.
Paralelamente ao evento aconteceu outros dois salões relacionados ao setor. O 8º Salão do Turismo da ABAV Minas que tem como objetivo  atrair  agências e operadoras do interior de Minas, bem como  divulgar um número maior de roteiros turísticos do Estado (a edição deste ano teve a participação de cerca de 60 expositores). E o 2º Salão da Gastronomia que deu  continuidade à promoção da gastronomia mineira, projetando esta importante riqueza e atrativo turístico de Minas Gerais. É certo que o  público pôde aproveitar e se maravilhar até de olhos fechados, já que os aromas da culinária mineira são únicos e os cheiros da natureza especiais. Dos Grupos folclóricos às bandas consagradas, houve manifestações culturais para agradar a todos os ouvidos e gostos. Todos puderam conferir de perto o sucesso do evento, quer seja pela apresentação do grupo de balé do projeto Céu e Terra, formado por alunas surdas, quer seja por sentir na pele o quanto o povo de Minas é acolhedor e receptivo.
O visitante desfrutou de Espaços Vivenciais Temáticos dedicados a negócios, religiosidade e cultura, aventura e natureza, esportes, café e gastronomia, o que possibilitou a interação com o que há de melhor nos roteiros de Minas, além de poderem aproveitar do  Salão do Conhecimento com participação de nomes de destaque no cenário turístico nacional.  Temas como mercado, inovação, oportunidades e tendências do setor foram discutidos  nos dois dias do evento, por meio de palestras, debates e mesas redondas .
O  Salão dos Destinos que é voltado para promoção e divulgação dos produtos e roteiros turísticos das Associações dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais foram divididos em estandes por segmentos: bem-estar, rural, negócios, cultura, natureza, serras e natureza, e águas.
A Associação do Circuito Turístico Noroeste das Gerais que é formada pelas cidades de Paracatu, João Pinheiro, Unaí, Guarda-Mor, Lagoa Grande, Santa Fé de Minas e Buritis faz parte do segmento cultura e com muita excelência divulgou a região noroeste para o Brasil e para o mundo.
O Circuito revelou  aos visitantes o potencial dos nossos Municípios e foram muitos os que se encantaram com as janelas históricas, com artesanato e as histórias,  e com a saborosa e tradicional cachaça Paracatuense;  os que se encantaram com as peças artesanais da tecelagem  e a famosa Gruta do Sapezal de Unaí;  os que se surpreenderam ao descobrir que  em Guarda-Mor há um Santuário de Santa Rita de Cássia com a imagem da santa e da relíquia (“ex carne”) vindas de Cáscia/Itália, bem como com a  pista de parapente que já sediou o campeonato nacional de parapente. Foram muitos os que se impressionaram  em saber da existência de 53 grupos de folia de Reis de João Pinheiro, e muitos os que se encantaram com as belezas naturais de Santa Fé de Minas, Lagoa Grande e Buritis.
A participação do Circuito no evento vem ao encontro com sua missão que é divulgar e promover as cidades que o compõe, bem como fomentar o turismo na região. É uma excelente oportunidade para a inserção no cenário turístico nacional e internacional, já que no local estão concentradas além das principais operadoras de viagem do país, as companhias aéreas, agências de viagem e demais empresas que integram toda a cadeia do turismo. 







Fonte e Fotos: Sec Cultura / Circuito Turístico Noroeste de Minas
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button