Aconteceu entre os dias 24 e 27/02 em Paracatu, um curso para capacitação de representantes municipais da área de política sobre drogas de todo o Noroeste de Minas através do programa “Papo Legal”, que fez uma parceria com a Sub Secretaria de Políticas sobre Drogas do Estado e que dá suporte ao trabalho de implantação de conselhos, Programas Municipais de Prevenção e Combate às drogas e acompanha o trabalho de instituições em todo o estado.
Em Paracatu, o Programa possibilitou a troca de informações em relação às ações já executadas pelos Conselhos que já estão ativos e os municípios que buscam a implantação de um Plano de Ação que viabilize o trabalho de Prevenção, recuperação, reinserção social e combate às Drogas.
Além dos 5 municípios inscritos no Programa, os responsáveis abriram vagas para mais 6 cidades participarem e iniciarem seus trabalhos, aumentando a rede de enfrentamento para 11 municípios da região.
Ronaldo Viana, Coordenador do Programa Papo Legal explicou que, além de acompanhar o trabalho dos Conselhos Anti Drogas, o propósito é fazer uma troca de experiências e criar uma rede fortalecida, assim cada município, através das experiências positivas vão ajudando outros. -“Essa capacitação prepara os municípios para serem multiplicadores das ações.” Explicou.
Rogério Nunes, Presidente do Conselho Anti Drogas de Unaí em sua fala, afirmou que o momento da aprovação do plano de ação é um marco no trabalho anti drogas na região. “-Estamos no caminho certo agora e temos que buscar ações efetivas, pois estamos numa fase que fazer caminhada, entregar panfleto em semáforo já não resolve mais. Temos que colocar a mão na massa muito mais do que estamos fazendo hoje.” Afirmou.
Wilson Pereira Borges, Secretário de Ação e Desenvolvimento Social do Município de Lagamar, ressaltou sua expectativa de trabalho a partir da capacitação. “-Tenho certeza que todas as cidades que estão participando estão preparados para multiplicar as ações formadas e em contato com outros municípios para fazer uma barreira na região.” Finalizou o Secretário.
No final do Curso, representantes de todos os Municípios participantes apresentaram o seu Plano de Ação para enfrentamento e prevenção ao uso de drogas. Foi apresentado também e elaborado por alguns municípios, o Plano Municipal Anti Drogas. A grande vantagem desse trabalho é que após aprovado na Câmara de Vereadores de cada município, as ações deixam de ser ações isoladas e se fortalecem passando a ser lei, podem ser incluído na lei orçamentária.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.