O Presidente da Câmara, Vereador Glewton de Sá (PROS), fez uso da tribuna da Câmara nesta segunda feira, e voltou a cobrar do governo municipal o apoio para instalação do Posto Avançado do Hemominas em Paracatu, posto este que atenderia toda a região Noroeste de Minas.
Segundo Professor Glewton, desde 2011, quando o Vereador João Batista dos Santos acompanhado do então empresário Olavo Condé, hoje Prefeito, do Deputado Paulo Abi Ackel e vários Vereadores, foi feito um compromisso direto com a Presidente do Hemominas para instalação do posto avançado do Hemominas em Paracatu, mas segundo Glewton
-"Conseguimos um posto do Hemocentro para Paracatu, mas que atenderia todo o Noroeste, e na ocasião, o Prefeito na época, Vasco Praça disse que não mediria esforços para criar o Posto do Hemocentro e de lá pra cá, já tivemos vários casos de leucemia e necessidade de tratamento em Paracatu, no governo anterior e nada do Posto do Hemocentro.” Disse Glewton.
O parlamentar fez questão de destacar o caso de uma criança Paracatuense que está aguardando para um transplante de medula e a boa vontade da população em ajudar, mesmo com toda a dificuldade de transporte.
-"Hoje, enfrentamos mais uma vez o problema em nossa comunidade. Estamos participando de um movimento em prol de um garotinho de 3 anos que está internado em Uberlândia e precisando do transplante. Fomos em um grupo de 29 pessoas em Patos de Minas hoje fazer o teste de compatibilidade de medula óssea não só para conseguir um doador para o Gustavo, mas também para nos colocar à disposição de outros.” disse Glewton
Segundo estatísticas, Paracatu é a cidade que mais usa sangue do hemominas, ao mesmo tempo em que é a que menos disponibiliza doadores.
Glewton disse ainda que o diretor do Hemominas virá a Paracatu no dia 26 de fevereiro para uma reunião na Secretaria de Saúde em que irá colocar o serviço à disposição da comunidade, e pediu apoio da população e da administração, criticando aqueles que segundo ele “denigrem o trabalho”.
-"Me deixa triste a atitude de muitas pessoas que além de não ajudar, tentam denegrir o trabalho e principalmente a imagem de nós Vereadores que estamos trabalhando e muito pela população. Falar que Vereador não está trabalhando, ou é inveja ou é perseguição.” Afirmou Glewton, que ao concluir, deixou uma afirmação em tom de cobrança ao governo municipal.
-"No Governo Vasquinho o atual Prefeito foi lá e se comprometeu com o Hemominas. Então, já que no outro governo era interessante e ele lutou por isso, entendo que agora que ele é prefeito, será mais fácil. Ou será que agora não é mais viável?” indagou Glewton
O Vereador Rosival Araújo (PT), em sua fala complementar à tribuna, criticou a administração municipal e pediu empenho aos vereadores governistas. “-Peço aos vereadores da base para apressar esta discussão junto ao governo municipal e lembro que esta mobilização deveria estar sendo feita pela Secretária de Saúde. Não podemos esperar que mais pessoas precisem.” Disse Rosival.