Analistas de Sistemas do mundo todo discutem a existência de um vírus identificado como BadBIOS, capaz de invadir e capturar dados de computadores usando o sistema de som da própria máquina.
Mas, aí eu te pergunto: Pode isso Arnaldo?
Apesar de ser um boato, alguns começaram a tratar isso com seriedade de um estudo científico. Falar sobre este novo tipo de supervírus chega a dividir opiniões de especialistas em segurança digital de todo o mundo.
A nova praga virtual, seria capaz de transferir informações por meio do som do computador. Mesmo completamente desconectado da internet, a simples proximidade com outra máquina infectada seria suficiente para que microfone e caixa de som se comunicassem em frequências inaudíveis ao ouvido do ser humano. Já viu aqueles filmes ou aqueles casos em que ninguém tá ouvindo nada, mas os cães começam a latir ouvindo algo? Tipo aquilo, mas é que claro que cientificamente falando.
Os sons se propagarian levando preciosos dados como senhas sem que qualquer antivírus notasse. Enquanto alguns pedem provas concretas do fenômeno ultrassônico, outros defendem que, ao menos em teoria, isso é possível. Não dá pra medir a velocidade do som? Sim, o som se propaga a 340 metros por segundo. Então.
De acordo com o estudos iniciais, o vírus funciona em qualquer sistema operacional, é praticamente inatingível a qualquer investida de segurança tradicional e usa ondas de alta frequência para se comunicar com outros computadores infectados.
Mesmo que estejamos a princípio falando de uma fantasia realista, convém lembrar que alguns filmes de ficção de 2 décadas atrás julgavam impossível computadores se comunicar sem fio, e olha o que vemos hoje.
Pois bem, este cenário é possível na opinião de alguns especialistas em cyber segurança. Usar ondas sonoras também não seria nenhuma novidade, basta consultar alguns estudantes de física por aí, já que qualquer adaptador é capaz de transformar o seu computador em um receptor de ondas de rádio e de televisão, ou mesmo disfarçar a máquina como um ponto de acesso wi-fi, não é?
Pode ser que estejamos surtando, mas eu prefiro desacreditar, acreditando. Eu acho, no mínimo, inusitado o fato, masssss, existindo ou não, o BadBIOS chama atenção para novas medidas de segurança que podem evitar ataques perigosos, inclusive de hackers inspirados pela história.
Na dúvida e até que se prove o contrário, é melhor deixar seu computador caladinho.