Programa Integrar se consolida com resultados positivos em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Investimento contínuo garante continuidade de projetos
Estimular resultados transformadores com novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional para crianças, jovens e adultos de Paracatu. Esse é o Programa Integrar, que desde 2011, envolve toda a comunidade na busca de ferramentas que estimulam a capacitação, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a geração de renda para a comunidade. Todos os trabalhos são desenvolvidos com parceiros e já refletem resultados positivos em seus quatro eixos: Educação, Cultura, Geração de Trabalho e Renda e Educação Ambiental.
“São três anos de uma política de investimento social que busca unir forças e construir, em parceria com a comunidade iniciativas duradouras e sustentáveis, que se desdobrem em resultados transformadores, gerando valor aos envolvidos e fortalecendo as políticas públicas existentes”, afirma Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamentos com a Comunidade da Kinross. “A empresa é apenas uma das engrenagens e sem o engajamento de toda a comunidade, incluindo associações, escolas e poder público não seria possível colhermos resultados tão positivos”.
Em 2013, mais de 800 alunos e 100 educadores de nove escolas de Paracatu participaram de 62 atividades que foram apoiadas pela Kinross. Mais de 9.200 pessoas da comunidade participaram das 106 ações e atividades artísticas com a mobilização de 26 grupos culturais locais. Na geração de trabalho e renda, 11 organizações foram apoiadas com 156 beneficiários diretos, contando com a parceria com importantes entidades nacionais como a Aliança Empreendedora e o Laboratório Piracema de Design. Já o eixo de Educação Ambiental já impactou quase sete mil pessoas nos três anos do Programa Integrar.
Educação
O ano foi marcado pela consolidação de atividades e ações que contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos e para a elevação do Ideb das escolas públicas de Ensino Fundamental do município, com ênfase nos desafios de Língua Portuguesa e Matemática. A parceria envolveu nove escolas, sendo seis municipais e três estaduais. Nos três anos, 1741 alunos foram beneficiados e a participação na Prova Brasil teve uma melhora em 13%, em comparação ao período anterior.
Receberam prioridades as ações de reforço escolar, desenvolvidas nas escolas com apoio de 22 bolsistas universitários, o apoio a projetos pedagógicos de Português e Matemática nas turmas do 5º e 9º ano. Teve destaque também o envolvimento das famílias, estimulando maior participação na vida escolar. Já os professores de todo o município participaram de palestras e oficinas de formação.
Um ótimo exemplo foi uma ação desenvolvida pela professora Maria Adelina Camargo Almeida, da escola Municipal Maria Trindade. Para incentivar à leitura ela criou um mural com livros e gibis para os alunos. Além disso, foi feita a premiação dos primeiros lugares, que serviu de motivação para a continuação do trabalho e empenho dos alunos. “Houve um resultado significativo no desempenho dos alunos. Percebemos que foi devido ao desenvolvimento da leitura, interpretação e a escrita ortográfica. Os professores têm diagnosticado esse resultado no decorrer das atividades em classe” contou Maria.
Cultura
São mais de 200 anos de história e a cidade de Paracatu preserva riquezas únicas em sua pujante cultura que mesclam tradição com modernidade. As iniciativas do Programa Integrar neste eixo são voltadas para potencializar a arte no município, o resgate de sua história e o desenvolvimento de produtos e novos negócios. Por meio de parcerias com associações locais foram realizadas mais de 150 apresentações artísticas, desde 2011, que tiveram a participação de cerca de 21 mil pessoas e mobilizou, neste ano, 26 grupos artísticos locais. Eles também receberam apoio por meio de 105 horas de consultoria especializada.
Apenas no Circuito Integrar – projeto realizado em escolas de Paracatu e que leva diversão, aprendizado, arte e cultura para toda a comunidade por meio de apresentações culturais, oficinas e exposições – foram 303 horas de oficinas culturais, nas mais diversas expressões artísticas, em 18 edições no ano.
Destaque também para o lançamento dos catálogos de gastronomia e de artesanato local. Disponibilizados em formato digital, os catálogos e a revista são produtos concretos da diversidade cultural e gastronômica existentes no município e possuem o objetivo de valorizar em primeiro lugar as pessoas, responsáveis diretas por manterem vivos os valores culturais da cidade e suas expressões criativas.  Outra ação concreta do programa foi o lançamento de uma revista alusiva aos 50 anos da Banda Lyra.
Geração de Trabalho e Renda
Recentemente, a Kinross realizou o Projeto Piracema, no qual foram mais de dez dias de intenso trabalho, envolvendo cerca de 40 artesãos locais e a equipe de profissionais do Laboratório Piracema de Design. A ideia era promover uma coleção de artesanato local com marca e design próprios, valorizando a tradição e auxiliando a produção local a alcançar parâmetros de qualidade ainda mais altos, promovendo a geração de trabalho e renda.  O grupo já realizou a sua primeira exposição no início do mês de novembro.
“O Programa Integrar está desenvolvendo, junto com a sociedade local, iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Paracatu. Projetos como o Bordando Paracatu com Arte (Associação dos Artesãos) e Tecelagem Casulo (Associação Esther Siqueira Tillmann), apoiados desde 2011, contribuem para preservar riquezas únicas e auxiliam na renda das famílias”, afirma Ana Cunha, da Kinross.
Em 2013, também foram selecionados seis projetos voltados para a geração de trabalho e renda, sendo cinco de continuidade, e com o compromisso de apoio da Kinross até o final do próximo ano. O Programa Integrar também realizou 50 horas de capacitação específica com foco na área de atuação para todas as instituições beneficiadas.
Neste eixo, os trabalhos são voltados para o fortalecimento do capital social, estimulando a formação de redes e parcerias entre organizações locais, propiciar o desenvolvimento de projetos com potencial para incremento de renda e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários além de promover a qualificação de organizações com vistas aos resultados e à sustentabilidade dos projetos.
Educação Ambiental
A Kinross Paracatu entende que a educação ambiental é um caminho para a conscientização e a formação de cidadãos e grupos sociais, visando à conservação do meio ambiente e à implantação de um modelo de desenvolvimento em bases sustentáveis. No Programa Integrar a educação ambiental tem como foco a comunidade escolar. Foram nove ações desenvolvidas, em 2013, com nove escolas da cidade envolvendo 2267 alunos.
Um dos projetos é o “Quem conta um conto”, ação educativa desenvolvida por funcionários, familiares, comunidade e professores voluntários. São contadas histórias a grupos de crianças nas escolas, que por meio de interações lúdicas desenvolvem competências e conscientização sobre o meio ambiente.  O conteúdo dos textos literários selecionados tem em comum a abordagem de questões ambientais.
“A oficina veio consolidar o Projeto Pedagógico da escola que visa buscar um trabalho interdisciplinar e sempre com a participação dos alunos. Daremos continuidade em outras salas, com a monitoria dos participantes do projeto. O resultado foi excelente. Fiquei encantada”, diz Dirce, vice-diretora da E.E. Affonso Roquette.
Das oficinas os alunos desenvolvem e apresentam para a comunidade escolar peças de teatro, confecção de colcha ambiental e livro ecológico. Assim a temática ambiental está, cada vez mais, presente na sala de aula e por consequência na comunidade.
 
Principais resultados do Programa Integrar em 2013:
 

Eixo Educação:

– Parceria com nove escolas (seis municipais e três estaduais);
– Manutenção de nove blogs para comunicação dos projetos;
– Apoio a 60 atividades entre projetos pedagógicos e ações com famílias;
– 32 turmas atendidas;
– 841 alunos beneficiados;
– 22 bolsistas universitários envolvidos;
– 670 alunos do EJA;
– 100 educadores de Português e Matemática envolvidos em atividades de formação;
– 19 oficinas de sensibilização das famílias;
– Nove oficinas de formação de educadores.
 

Eixo Cultura:

– 106 apresentações artísticas valorizando as manifestações culturais locais;
– 303 horas de oficinas como parte do Circuito Integrar atendendo demandas das escolas buscando potencialização das iniciativas locais;
– 9.288 pessoas participantes das ações/atividades;
– Mobilização de 26 grupos culturais do município;
– Criação de dois produtos (Catálogo de Produtos e Serviços Culturais e Cartilha de Jogos e Brincadeiras Tradicionais);
– 105 horas de consultoria buscando fortalecimento do Grupo Cênikas e desenvolvimento do projeto Festival de Música de Paracatu (habilitação do projeto na LEIC).
 

Eixo Geração de Trabalho e Renda:

– Seleção de seis projetos a serem apoiados – 5 projetos de continuidade;
– 50 horas de capacitação específica;
– Apoio aos projetos até final de 2014;
– Criação da Coleção Paratu de artesanato;
– 11 organizações apoiadas;
– 156 beneficiários diretos.

Eixo Educação Ambiental:

– Parceria com nove escolas (seis municipais e três estaduais);
– Nove ações desenvolvidas nas escolas;
– 2267 alunos envolvidos nas ações;
– 33 horas de oficinas para os alunos.
 

 
 

Jessyca Porto
CDN Com Corporativa

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button