Durante reunião na Câmara de Paracatu, o Vereador Oswaldinho da Capoeira (PMDB), questionou os vereadores da base e o líder de governo sobre o que ele chamou de “desrespeito com os parlamentares e com a comunidade que eles representam”. A tribuna de Oswaldinho deu início a um debate caloroso que há tempos não se via no Plenário.
A emendas em questão, são valores aditivos ou detalhados, incorporados ao orçamento do Município para beneficiar entidades, associações ou mesmo destinadas a obras ou melhorias diversas.
Estas emendas foram apresentadas na Comissão de Finanças da Câmara e o Presidente e relator da comissão Vereador Joãozinho Contador (PSDB), fez o parecer pela rejeição das emendas, o que iniciou o debate entre Vereadores da base do governo e oposição, pois, levadas em plenário, as emendas foram rejeitadas pela maioria dos vereadores.
“-Qual foi o motivo que os srs vereadores rejeitaram as emendas apresentadas por todos os vereadores? Eu quero saber por que o governo retirou a emenda de apoio à Associação dos Deficientes Físicos? Por que retirou a emenda da construção da ponte do São Domingos? Por que os nobres vereadores da base retiraram as emendas dos vereadores que favoreceriam a Associação dos Doentes de Barretos?” Questionou Oswaldinho
O Líder de Governo, Vereador Joãozinho Contador (PSDB), fez uso da palavra para responder ao colega e afirmou que, com relação à construção da Ponte do São Domingos, o processo licitatório da referida ponte já foi realizado e que em breve será construída em breve.
O Vereador Joãozinho Chapuleta (SDD), afirmou que todas as obras e associações citadas estão contempladas no orçamento. “-Todas estas entidades citadas estão com valor maior do que aquele que era previsto nas emendas.” Explicou Joãozinho Chapuleta, que foi interpelado pelo Vereador Rosival Araújo (PT).
Segundo Rosival Araújo (PT), a informação passada não é correta.
“-Alguns Vereadores não sabem nem o que é uma emenda, porque falar que o valor é maior do que o destinado é brincadeira! O Poder Legislativo tem o poder mais ampliado e é por isso que fizemos as nossas emendas aditivas ao orçamento, mas tem vereador que não sabe o que é uma emenda aditiva.” Chamou atenção, o Vereador do PT que ao final ainda propôs uma maior divulgação dos atos para conhecimento da população.“-Essa conversa tem que ser colocada em público para a população pra que todos entendam do que se tratam e como alguns vereadores não sabem o que estão votando ou vetando.” Finalizou