Foram assinados na última semana os contratos para realização de duas relevantes obras em prol da população paracatuense.
O primeiro contrato foi assinado com os representantes da empresa vencedora do processo licitatório, a QUEBEC AMBIENTAL, empresa do ramo que atua há mais de 20 anos no mercado.
De acordo com a lei 12.305/10 todos os municípios terão que encerrar os lixões e aterros controlados e construir um aterro sanitário. O município de Paracatu não possui aterro sanitário, pois a licença foi perdida em 2005 e no entanto vem operando como aterro controlado.
A Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando para garantir que os resíduos sólidos gerados no município sejam descartados adequadamente. Para tanto, cumpriu os trâmites legais visando à construção do tão sonhado aterro de Paracatu de acordo com as normas ambientais.
Esse aterro é de grande importância para o município, pois é a solução para a disposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana tendo como principais resultados a melhoria na qualidade de vida da população, redução de índice de doenças e diminuição dos impactos ambientais.
De acordo com a QUEBEC AMBIENTAL, a previsão é de que o aterro sanitário seja concluído entre 6 e 8 meses e terá o investimento de R$ 2.485.058,25 e a Secretaria de Obras e a Secretaria de Meio Ambiente se preparam também para a construção de um novo cemitério, tendo em vista a necessidade de um espaço mais amplo para atender a demanda do município.
O novo cemitério será construído em uma área de 5 hectares, na MG 188, nas proximidades da Faculdade FINOM. A construção do novo cemitério terá um investimento de R$ 468.306,02. A empresa vencedora da licitação foi a CONCRETO e a previsão de início das obras é para dezembro deste ano.
fonte: ASCOM – texto: Dérley Cardoso