Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, Saúde, Governo, Educação, Transportes e Obras, DER, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, IMA, SEDRU, AMMNOR, Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Agricultura se reuniram na última semana na cidade de Unaí, onde realizaram uma reunião do chamado "Comitê Regional", com o objetivo de trocar informações, definir e executar ações locais frente aos desafios regionais.
Grécia Maria Borges, Diretoria Central de Coordenação da Ação Governamental e Coordenadora do Trabalho do Estado em Rede na Região Noroeste, disse que apesar do momento de restrição orçamentária, as ações são continuadas e afirmou que o objetivo destas reuniões é dar andamento nas deliberações e planos de ação pactuados nas reuniões passadas e definir novas metas para a região.
Durante a reunião, foi falado sobre a Gestão Regionalizada, que é uma nova forma de atuar na qual as entidades buscam por resultados através da conjunção de diferentes setores, utilizando melhor da comunicação, interação e compartilhamento de informações entre os órgãos.
Em uma das apresentações, Enilson Coutinho, do Instituto Mineiro de Agropecuária, falou da estrutura do IMA, apresentou números da agropecuária de minas e (619 municípios – 73% – dos 853 de Minas tem abaixo de 15.000 habitantes) e também das vantagens dos Consócios públicos entre municípios.
Sugeriu um trabalho de conscientização com gestores, administradores e a população com relação à importância da unidade das instituições.
A Associação dos Municípios da Macro Região do Noroeste de Minas – AMMNOR, também participou da reunião. Ivonete Antunes Ferreira, representante da entidade, apresentou o trabalho já realizado com os 19 municípios que abrangem a área da Associação, incluindo o Consórcio Intermunicipal já existente na região.
.